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Soluções financeiras simples e inovadoras para aumentar as vendas.
Conheça nossas soluçõesPodemos ser categóricos em afirmar que o varejo mudou e vai mudar ainda mais o panorama dos negócios na área de consumo. As práticas de consumo foram alteradas significativamente pelas transformações sociais e econômicas dos últimos anos.
Assim como os demais setores da economia, o varejo não está imune às influências dos novos paradigmas e, de acordo com o estudo Tendências Globais de Consumo em 2021, realizado pelo Euromonitor International, a pandemia alterou para sempre o comportamento dos consumidores – que estão cada vez mais exigentes e buscam experiências otimizadas e ágeis.
E, para dar conta dessas demandas inéditas, as empresas precisam adotar soluções inteligentes. É o caso das ferramentas de gestão otimizadas pela tecnologia, que, por meio de processos e operações mais ágeis e mais eficientes, impulsionam o desenvolvimento dos empreendimentos.
Quer conhecer 3 ferramentas para ter uma gestão de negócios de excelência? Continue a leitura abaixo e aproveite o artigo que a credsystem preparou para você!
Unindo conhecimento gerencial e ferramentas tecnológicas, a gestão de negócios é essencial para garantir o bom funcionamento e maximizar as potencialidades dos empreendimentos.
De acordo com os professores Luiz Carlos Miranda (PhD e Professor Titular do Depto. de C. Contábeis e Atuariais da Universidade Federal de Pernambuco) e José Dionisio Gomes da Silva (Doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte), gerenciar uma empresa é definir a prioridade com que seus recursos (físicos, financeiros, humanos, tecnológicos etc.) serão consumidos, visando alcançar os objetivos predeterminados pela organização.
Assim, indissociáveis do caminho para o sucesso, as práticas de gestão são pilares indispensáveis para que as organizações façam o uso consciente de seus recursos, mantenham a competitividade, apliquem estratégias condizentes com as suas necessidades e alcancem resultados significativos.
Em um setor de concorrência acirrada como o varejo, empresas que desejam se destacar precisam adotar processos eficientes e eficazes, com operações que impulsionem o crescimento dos empreendimentos e garantam um desempenho de excelência.
Com o avanço da digitalização da realidade, o mercado continuará a se transformar de maneira profunda. Portanto, investir na transformação digital para se tornar uma empresa inteligente é a decisão acertada para os novos tempos, uma vez que as ferramentas tecnológicas conferem maior adaptabilidade às organizações.
Segundo David Michels e Kevin Murphy, sócios na Bain & Company, adaptabilidade a mudanças é a principal vantagem competitiva em um ambiente de negócios definitivamente alterado pela pandemia de covid-19. Em pesquisa realizada com 37 companhias globais, Michels e Murphy constataram que empresas com grande capacidade de mudança têm melhor desempenho financeiro e maior probabilidade de se adaptar a períodos de crise.
A essa habilidade os autores deram o nome de change power e os dados do estudo são apresentados em artigo publicado pela Harvard Business Review. Entre os elementos que determinam o poder de mudança de uma empresa, os pesquisadores apontaram características como: propósito, conexão, escalonamento e flexibilidade.
Para garantir um posicionamento relevante perante a concorrência, é preciso estar em constante evolução, entregando ideias, produtos e serviços de qualidade e, sobretudo, condizentes com as demandas dos consumidores. Em um mercado em constante transformação, a agilidade para responder às mudanças é fator decisivo.
Assim, entram em cena os sistemas de gestão de negócios, que – além de uma atuação dinâmica e responsiva, com processos otimizados – garantem o direcionamento estratégico adequado para que haja crescimento e resultados significativos.
A resposta rápida a cenários competitivos inseridos em ambientes de mudança permite que empresas se destaquem entre as demais – e investir em soluções tecnológicas é fundamental para a gestão em tempos desafiadores.
Apresentamos, a seguir, 3 ferramentas que permitem à sua empresa uma gestão de negócios de excelência:
Com a transformação digital, a computação em nuvem já é uma realidade em grande parte das corporações que desejam sair na frente na corrida para atender às demandas do mercado e dos consumidores. O cloud computing é capaz de oferecer processos ágeis, seguros e de execução simplificada, possibilitando um modelo de gestão mais dinâmico e eficiente. Já os sistemas integrados de gestão empresarial (ERPs) são instrumentos fundamentais para a melhoria de processos de negócios, pois possibilitam a conexão de todos os setores e departamentos de uma empresa, proporcionando rapidez e integração aos fluxos operacionais. Sob uma base de dados unificada, também é possível realizar a gestão financeira de todas as áreas da empresa com mais eficiência. As plataformas ERP garantem negócios mais inteligentes, com escalabilidade para as operações, melhor custo-benefício, mais flexibilidade e maior segurança no armazenamento de dados. Assim, investir em um ERP na nuvem para criar automações financeiras é uma decisão acertada para que os negócios respondam rapidamente às mudanças e necessidades cotidianas.
O Customer Relationship Management (CRM) já é um velho conhecido dos varejistas. Agora, o sistema – que é responsável por registrar e organizar todos os pontos de contato entre leads, consumidores e funcionários de uma empresa – pode (e deve!) ter suas funcionalidades otimizadas pela Inteligência Artificial (IA). Com padrões operacionais cada vez mais apurados, os algoritmos de Inteligência Artificial ajudam as empresas a automatizar a experiência do cliente e utilizar de forma mais eficiente os dados coletados. Por meio do estudo contínuo do fluxo de dados adquiridos em vendas, atividades de e-commerce, e-mails, redes sociais e demais fontes, essas ferramentas permitem que os gestores adotem estratégias precisas para atender às necessidades e demandas dos consumidores, fortalecendo, assim, a relação da empresa com seus clientes.
O MRP (Material Requirement Planning) é uma estratégia de gestão de estoque que estipula a quantidade de materiais e componentes necessários para fornecer um produto. Com 3 etapas principais, o MRP realiza o inventário de materiais e componentes disponíveis, identifica quais adicionais são necessários, e programa a produção ou compra dos insumos. A execução do MRP por meio de softwares especializados melhora a eficiência e a eficácia dos processos, garantindo a disponibilidade exata do estoque, além de influenciar em fatores como custo-benefício e produtividade. Com operações automatizadas, há um fluxo mais rápido de resposta às demandas, evitando os tão temidos atrasos no fornecimento e rupturas de estoque. Além disso, investir em tecnologia contribui para o crescimento das empresas, promove aumento de receita a longo prazo, potencializa a capacidade de atendimento, identifica gargalos operacionais, facilita a atividade dos gestores e melhora a qualidade dos processos de forma significativa.
Pronto para ter uma gestão de negócios de excelência? Acompanhe a credsystem e tenha sempre, em primeira mão, as melhores soluções para a sua empresa!
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