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Conheça nossas soluçõesO marketing de varejo é o elemento que conquista a atenção e direciona o cliente até o varejista nos diferentes canais disponíveis, seja no mundo real ou virtual. Esse ingrediente responsável por despertar o interesse do consumidor tem alguns objetivos claros:
● Aumentar significativamente as vendas;
● Ampliar a fatia de mercado;
● Transformar os clientes em defensores da marca;
● Mudar e/ou aprimorar a imagem da empresa.
Não existe um número mágico para representar o quanto investir nessa estratégia. Tudo depende do ramo de atuação, do porte da empresa e dos objetivos desejados, como, por exemplo, manter a atual posição ou buscar conquistar uma fatia muito maior no mercado.
Em linhas gerais, o investimento em marketing nas empresas varia de 5% a 10% da receita. Isso, claro, dependerá das pretensões e, também, da estratégia adotada.
Lembre-se: trabalhar corretamente com o marketing de varejo significa escalar uma montanha e conquistar um lugar de destaque no topo. E quem não deseja isso? Dessa forma, é importante saber alguns detalhes para contar com a estratégia certa.
Entenda como funciona o Marketing de Varejo
Se o objetivo é atrair e gerar satisfação para o cliente, o marketing de varejo trabalha na definição e implantação de estratégias que consigam construir as condições ideais. Para isso, seguem alguns conceitos importantes para a conquista dos resultados desejados, como:
● Saiba escolher o produto: o importante é conseguir balancear corretamente quantidade e qualidade, garantindo a diversificação necessária.
● Precifique corretamente: os preços precisam ser atraentes para o consumidor, mas não podem gerar prejuízos para o varejista.
● Invista na comunicação: saber se comunicar corretamente com os diferentes perfis contribui diretamente nos resultados da empresa.
● Escolha a melhor localização: isso interfere tanto no perfil do consumidor desejado quanto na logística do estabelecimento, seja para o abastecimento do estabelecimento ou para a dinâmica das vendas online.
Tendências para o Marketing de Varejo digital
Com as pessoas mudando seus hábitos de consumo, certamente as ações precisam ser direcionadas para a criação de experiências positivas através da comunicação.
Para isso, é preciso “falar a língua” do consumidor, construindo um diálogo positivo tanto no mundo real quanto no virtual para estreitar os laços. Esse trabalho facilitará converter os clientes em defensores da marca, o que certamente renderá indicações para amigos e familiares e, consequentemente, mais vendas.
Dessa forma, é preciso estar e atuar onde os consumidores dedicam boa parte de suas horas no mundo virtual. Surge então o trabalho do marketing de varejo digital, agindo para se aproximar dos clientes e, com isso, conseguir atender seus desejos e anseios.
Aqui, o trabalho tem como base a informação. Afinal, promove a análise da grande quantidade de dados relevantes para o varejo em busca dos melhores caminhos para a conquista do cliente.
Esse conceito é traduzido em três tendências do marketing de varejo digital. São elas:
Big Data
Como já abordamos, os dados são um dos pilares do marketing de varejo digital. São eles que permitirão entender o comportamento dos diferentes perfis de consumidores existentes em cada estabelecimento.
Isso facilitará promover campanhas e promoções mais assertivas. Em resumo: é agir certo e na hora correta, facilitando a customização da experiência do consumidor com a marca e, consequentemente, aumentando as vendas.
Como o próprio nome indica, o Big Data atua com a análise de uma grande quantidade de dados, trabalhando com inúmeras variações. Apesar disso, o ponto chave não é a quantidade, mas a qualidade da informação
Entre os dados que podem ser utilizados, estão:
Existe uma grande quantidade de dados à disposição. Portanto, é fundamental saber quais são as informações realmente relevantes para o seu tipo de estabelecimento, facilitando assim a análise correta para a tomada de decisões.
Redes Sociais
As redes sociais representam um papel importante no marketing de varejo digital. Por um lado, os diferentes canais disponíveis permitem também a coleta de dados relevantes para a identificação dos perfis e hábitos de consumo dos seus seguidores.
Na outra ponta, facilita a aproximação da marca com o cliente, auxiliando na divulgação de produtos e também na disseminação de campanhas e promoções.
Dados de levantamento realizado pela agência e-Plus e o E-Commerce Brasil demonstram que 85% dos e-commerces brasileiros atribuem às redes sociais o título de principal meio para aquisição de visitantes.
Um ponto importante aqui é conseguir encontrar o tom correto para dialogar com os seus seguidores. As publicações podem apresentar um discurso mais leve, até mesmo explorando o bom humor. Se o objetivo é se aproximar do cliente, a comunicação deve fluir como um bom papo entre amigos.
E-commerce
O tripé do marketing de varejo digital tem o e-commerce como o terceiro pilar. Afinal, a coleta e análise correta de dados facilita a aproximação com os clientes por meio das redes sociais, mas com o objetivo de gerar vendas.
Principalmente com a pandemia do coronavírus, ficou clara a importância de conseguir comercializar as mercadorias por meio das lojas online. Só para se ter uma ideia, pesquisa do PayPal em conjunto com a BigDataCorp registrou 1,59 milhões de lojas brasileiras online em 2021, o que representa 6% do varejo.
Outro grande trunfo do e-commerce é a ausência de fronteiras. Isso permite ampliar o campo de atuação sem precisar abrir novos pontos físicos. Aliás, o horário de vendas também é ampliado, já que a loja online atua 24 horas por dia, sete dias por semana.
Nesse espaço os dados também possuem um papel importante. Isso porque a análise adequada permitirá desenvolver estratégias de vendas personalizadas, tanto para vender mais quanto para aumentar o ticket médio.
Apesar de todas essas vantagens, um ponto importante precisa ser levado em consideração: a logística. Os produtos precisam ser entregues corretamente para os consumidores e nos prazos determinados para não gerar insatisfação.
Lembre-se também que, para toda a “mágica” acontecer, é indispensável contar com as ferramentas corretas que auxiliem em todos os processos, tanto na organização e análise dos dados, quanto na gestão das redes sociais e do e-commerce.
Com tantas variáveis para se levar em consideração, é importante contar com o suporte de quem realmente conhece o assunto. Este é o nosso caso, aliás. Venha conhecer como a credsystem pode ajudá-lo com o marketing de varejo digital. Para isso, é só acessar o nosso site.
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