Há mais de 20 anos a credsystem atua lado a lado com quem faz o varejo acontecer e com isso nos tornamos especialistas no seu negócio. E você pode contar com o nosso conhecimento.
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Conheça nossas soluçõesEm um setor competitivo e dinâmico como o varejo, é impensável que empreendedores obtenham sucesso sem investir em ferramentas e metodologias inteligentes, que busquem soluções eficientes para oferecer experiências de qualidade e valor para seus clientes.
Com os novos hábitos desenvolvidos pela população mundial nos últimos tempos e a transformação digital em curso, empreendimentos que desejam se destacar no mercado precisam adotar processos otimizados, com operações que impulsionem o desenvolvimento dos negócios.
Assim, planejamento e gestão estratégica são pilares indispensáveis para que as empresas mantenham a competitividade e alcancem resultados significativos.
Mas, afinal, o que é gestão estratégica e como podemos aplicá-la ao varejo? Leia o artigo que a credsystem preparou para você e acabe com as dúvidas!
O conceito de gestão estratégica anuncia um conjunto de práticas e procedimentos elaborados para otimizar o desempenho de uma corporação. Com o objetivo de tornar as empresas mais competitivas e responsivas às demandas do mercado, são desenvolvidos planos de ação para um controle inteligente e preditivo, levando em consideração fatores internos e externos.
O cenário externo à corporação deve ser avaliado a partir da análise de dados relativos às tendências de mercado, empresas concorrentes, métricas e padrões de consumo e, ainda, fatores como: indicadores sociais, contexto político e econômico, e demais configurações que exerçam influência na área de atuação da organização.
Já o cenário interno diz respeito ao ecossistema da empresa em si, e devem ser mapeados dados referentes a: práticas comerciais, recursos humanos, faturamento, desenvolvimento de produtos e serviços, bem como todas as informações que permitam identificar onde, como e quais processos devem ser aprimorados.
A elaboração de um planejamento estratégico permite que a empresa identifique e potencialize seus pontos de destaque, ou seja, aquelas características que a tornam única e fazem seus clientes a escolherem entre as demais opções do mercado. Da mesma forma, as etapas de pesquisa e levantamento permitirão identificar os pontos de atenção, itens que precisam de melhorias, para que as equipes trabalhem ativamente na correção de fatores que atrapalham o crescimento da corporação.
Assim, a partir dos levantamentos realizados e dos indicativos obtidos, a gestão estratégica entrará em cena para administrar, de maneira assertiva e orientada a resultados, os cenários, recursos e metas da corporação, buscando sempre o crescimento e o fortalecimento da empresa.
O varejo é um dos setores que mais movimentam a economia brasileira e, para impulsionar a comercialização de seus produtos e otimizar o relacionamento com os consumidores, os varejistas precisam estar atentos às transformações da sociedade.
Com fluxos intensos e enfrentando grandes desafios, o varejo precisa de estratégias de superação que atendam às demandas da atualidade, com soluções dinâmicas, eficientes e simplificadas, preferencialmente otimizadas pelo uso da tecnologia.
Apresentamos a seguir, 5 dicas fundamentais para aplicar a gestão estratégica em seus negócios. Confira!
O conceito de omnichannel aplicado ao varejo se traduz em uma experiência simultânea e integrada, que oferece ao consumidor canais de atendimento conectados e plenamente funcionais. Atualmente, a jornada do cliente se desenvolve tanto online quanto offline e, como mencionamos anteriormente, o varejo precisa acompanhar as mudanças que ocorrem na sociedade e fornecer soluções eficientes a seus consumidores. Assim, a estratégia omnichannel promove a integração entre o online e o offline – entre loja virtual e loja física –, conectando esses canais e disponibilizando um atendimento unificado e completo. Um exemplo bem-sucedido de estratégia omnichanel é a excelente experiência de compra que a Starbucks proporciona a seus clientes. Com o programa de fidelidade My Starbucks Rewards, que funciona por meio de um aplicativo, a empresa oferece inúmeros benefícios aos consumidores – que ganham uma bebida grátis imediatamente após a realização do cadastro. Além de gerar recompensas conforme o uso, o aplicativo também funciona como um cartão, o Starbucks Card, em que você coloca créditos e pode utilizá-los sempre que comprar na loja.Todas as transações são atualizadas em tempo real, em todas as plataformas da rede, e o app também fornece informações completas, como horários de funcionamento e lojas mais próximas.
Utilizar processos orientados por dados é fundamental para manter a competitividade em um contexto de mercado em que a informação é o principal ativo das empresas. A cultura Data-Driven nos mostra o quão importante é a gestão de dados para a tomada de decisões e a correta orientação de procedimentos. Utilizando um conjunto de metodologias para coletar, armazenar, processar e analisar informações, ferramentas tecnológicas conseguem transformar dados em resultados reais, conduzindo de maneira objetiva o plano de ação de uma organização. E é justamente isso que a cultura Data-Driven propõe: utilizar o cruzamento de dados fidedignos e consistentes, coletados e analisados de maneira confiável, para transformar informações diversas e difusas em resultados e ações estratégicas que vão direcionar a gestão empresarial.
Invista em tecnologia de última geração para seus PDVs
Os desafios que a transformação digital impõe ao mundo dos negócios são muitos e exigem que os empreendedores invistam em tecnologia. A indústria 4.0 criou e desenvolveu ferramentas que revolucionam a experiência de consumo e entregam aos clientes processos mais dinâmicos, eficientes e simplificados. Sobretudo nos últimos dois anos, a pandemia provocou uma mudança de mindset que influenciou diretamente os hábitos dos consumidores – e isso inclui uma demanda por digitalização de processos e operações. Ainda que as compras online cresçam permanentemente, os PDVs representam uma potência para o mercado varejista e implementar soluções tecnológicas para otimizar a experiência do cliente offline é indispensável. Investir em sistemas de gerenciamento por meio de um ERP de qualidade, oferecer métodos de pagamento digitais e adotar uma estratégia omnichanel são algumas das muitas formas de usar a tecnologia para impulsionar as vendas.
Como mencionado no início deste artigo, o avanço da sociedade 5.0 e as inovações da indústria 4.0 impulsionaram mudanças significativas na sociedade. Com os últimos anos marcados pela pandemia de Covid-19 e as alterações geradas na vida cotidiana, foram provocadas reviravoltas culturais em escala global. E, assim como os demais setores da economia, o varejo é diretamente influenciado por tais transformações. Conheça profundamente seus clientes, pesquise sobre hábitos de consumo, observe o movimento das ruas e das redes sociais, utilize ferramentas tecnológicas para monitorar novidades e acompanhe as tendências que surgem diariamente. Os novos paradigmas devem ser vistos como uma oportunidade de reinvenção para os varejistas: compreender essas mudanças e incorporar as demandas da atualidade a seus negócios é o caminho para o futuro.
Expanda seus produtos por meio da oferta de crédito
Com o aumento dos índices de inflação e a piora significativa do panorama econômico brasileiro, o poder de compra da população reduziu significativamente, acarretando um cenário preocupante para os varejistas. Entretanto, a oferta de crédito é uma solução que as empresas encontraram para aumentar o acesso ao consumo e estimular a fidelização de clientes. Conhecidos como “private label”, os cartões de crédito oferecidos pelas lojas de varejo são uma estratégia moderna e democrática para alcançar as classes econômicas emergentes. Atuante no mercado desde 1996, a credsystem é reconhecida como a empresa que entrega as melhores soluções financeiras para os varejistas e seus clientes. Com uma expertise diferenciada, oferecemos serviços exclusivos e eficazes, com produtos de crédito acessíveis e processos de contratação simplificados. Com um cadastro ágil e descomplicado, você solicita o cartão do seu cliente pelo celular; a análise é realizada automaticamente e tem aprovação imediata!
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