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Soluções financeiras simples e inovadoras para aumentar as vendas.
Conheça nossas soluçõesAssim como ocorreu com diferentes setores, o varejo de moda precisou se reinventar por conta da pandemia do coronavírus. Lojas físicas fechadas, queda nas vendas e incertezas fizeram parte da rotina dos empresários deste segmento.
Durante esse processo, porém, muitos aprenderam ou finalmente reconheceram o poder das lojas online para alavancar as vendas e, também, das mídias digitais para a conquista de público e a divulgação de produtos.
Com isso, alguns lojistas foram até mesmo para a frente das câmeras e se transformaram em personalidades, reforçando a clientela regional, assim como ampliando de forma exponencial o horizonte de atuação.
Nessa fase, criatividade, promoções e determinados incentivos às compras também entraram em cena. O cashback, por exemplo, popularizou-se. O mesmo ocorreu com os cartões de crédito que carregam o nome das marcas. Com o suporte das inovações tecnológicas , essa solução financeira aproximou os clientes dos comerciantes e trouxe um aumento expressivo no volume de negócios.
O que esperar do varejo de moda para os próximos anos?
Os comerciantes que conseguiram superar essa fase chegam em uma nova etapa, mais fortalecidos. Em contrapartida, o avanço da vacinação no país e a flexibilização das restrições de circulação trazem para as ruas um consumidor também mais maduro e consciente com relação às escolhas.
Dessa forma, o que o varejo de moda deve esperar para os próximos anos? Quais as perspectivas para o segmento? Existem alguns caminhos que apontam para um cenário positivo, após essa fase que impactou muito o setor. Com a chegada das vendas de fim de ano, é importante conhecer essas tendências e, a partir de agora, avaliar como explorar cada um dos possíveis caminhos para o reposicionamento no mercado e a expansão das marcas.
1 – Expansão de lojas físicas
Apesar da consolidação do varejo de moda no mundo digital, a retomada da economia deve possibilitar a expansão das lojas físicas. Mesmo com o fechamento das portas de estabelecimentos menores, os grandes players do setor encontrarão mais espaço para ampliar a penetração no mercado, chegando a novas cidades.
Isso, porém, não significará a extinção de comerciantes menores. Muito pelo contrário. Esse período possibilitará a formação de parcerias importantes para ambos os lados. Com a infraestrutura consolidada, os grandes conseguirão oferecer esse suporte para os menores também ampliarem seus tentáculos, em uma relação “ganha-ganha”.
Dessa forma, é muito importante ficar atento às possibilidades, reforçando posições e buscando novas alternativas para atrair ainda mais os consumidores.
2 – Consolidação cada vez maior do setor
Esse cenário também abre espaço para uma consolidação ainda maior do varejo de moda, até mesmo com possíveis aquisições entre os grandes players. Para quem preservou e, até mesmo, ampliou o caixa nessa fase agora, chegou o momento de possíveis aquisições de marcas menores com grande potencial, seja para ganhar ainda mais espaço ou para se aproximar de determinados nichos.
Com toda essa movimentação no mercado, o varejo de moda reserva para os próximos anos um cenário ainda mais competitivo entre os grandes, mas com a ampliação de oportunidades.
Para os pequenos, o momento é de encontrar formas para conquistar ainda mais espaço, seja segmentando ou até mesmo explorando novos caminhos, principalmente, com o comércio online.
3 – Fragmentação da logística
Até por conta dessa expansão do mundo digital, a logística sofre atualmente e continuará sofrendo grandes transformações nos próximos anos. O crescimento do e-commerce exigiu uma atenção maior do varejo de moda para a distribuição dos seus produtos.
Muitos, aliás, precisaram até mesmo contratar funcionários para gerenciar essa área. Os grandes players do setor, por sua vez, tornaram-se referência, oferecendo até mesmo a sua estrutura para a atuação dos menores, em um modelo que se consolidou muito durante a pandemia.
A tendência para os próximos anos é que a logística exija uma atenção cada vez mais especial. Dessa forma, a palavra de ordem agora é “organização”. Afinal, em um mundo onde a experiência do consumidor ganha cada vez mais espaço, respeitar prazos e promover as entregas corretas são algumas das ações que, certamente, conquistam os clientes.
Como o mercado de moda está se preparando?
Com a fase inicial da corrida pela digitalização já superada, o varejo de moda agora segue em um processo de amadurecimento e consolidação no online. Dessa forma, os investimentos continuam nesse segmento, com o acréscimo de novas funcionalidades para as lojas virtuais e o reforço de posições já existentes.
Este é o caso do cashback. No mesmo caminho, a integração de canais se faz ainda mais necessária. Com isso, é preciso estruturar as empresas para que as lojas físicas consigam dialogar perfeitamente com a versão digital.
Um exemplo prático é a oferta de crédito para consumo, o que facilita e incentiva as compras e, consequentemente, aumenta exponencialmente as vendas. Para entender melhor, basta lembrar que o cadastro digital permite fazer rapidamente e de forma automática a análise do crédito, liberando instantaneamente a compra em lojas físicas com um cartão digital.
Entenda como o comportamento do consumidor mudou
Esse processo de expansão do varejo de moda para os próximos anos esbarra também na mudança dos hábitos dos consumidores. Cada vez mais engajados, os clientes agora buscam uma relação mais direta com as marcas.
Mesmo com bons produtos e preços, não adianta ser mais um comércio no meio da multidão. Agora é preciso criar uma identidade própria, com características únicas. Isso promoverá uma ligação com os consumidores.
Isso se faz ainda mais necessário nessa fase, onde o amadurecimento dos clientes promove um consumo mais seletivo. Dessa forma, os empresários do setor devem buscar soluções que conquistem e aproximem as pessoas das marcas, promovendo a união do lado emocional com o racional.
Nesse contexto, uma boa opção é trabalhar com as soluções da credsystem, que fornecem agilidade, tecnologia e inovação para aproximar os clientes das empresas, gerando assim mais vendas. Saiba mais aqui em nosso site.
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