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Conheça nossas soluçõesA automatização de processos no varejo cria facilidades, simplifica tarefas e executa rotinas que, anteriormente, eram realizadas manualmente sem a precisão necessária. Além disso, permite trabalhar com ética e eficiência um dos principais ativos de uma empresa atualmente: os dados.
Fazendo uma analogia com o futebol, a automatização de processos é aquele jogador polivalente, que atua com maestria em diferentes posições, contribuindo para o bom desempenho de todo o time. Claro que não executa todas as tarefas sozinho, mas funciona como um facilitador.
Acompanhar essa tendência tecnológica, portanto, contribui na produtividade, assim como aproxima a empresa dos clientes. Resultado: maior satisfação e, consequentemente, aumento exponencial nas vendas.
No varejo, por exemplo, isso ocorre com os cartões digitais, ferramentas eficientes para a conquista e fidelização dos clientes. Atualmente, com um celular em mãos é possível liberar rapidamente o crédito para a primeira compra.
Ainda, soluções que trabalham com machine learning e inteligência artificial (IA) permitem a automatização da análise dos perfis, o que facilita o contato customizado com os diferentes públicos. Entre as possibilidades, ofertas e promoções personalizadas.
Como funciona a automatização de processos?
Para compreender os reais benefícios para uma empresa, é importante entender como funciona a automatização de processos no varejo. Assim como ocorre em uma fábrica, a solução utiliza a tecnologia para a realização de determinadas tarefas.
Em uma loja, as aplicações contribuem tanto na gestão do empreendimento quanto nas atividades ligadas diretamente com o atendimento ao cliente. Na gestão financeira, por exemplo, executa tarefas rotineiras de modo a garantir mais tempo para o gestor atuar em questões estratégicas.
Já nas atividades relacionadas diretamente ao cliente, as aplicações são diversas. Os mais vividos certamente lembram a maratona enfrentada atrás de um funcionário para descobrir o preço de determinado produto. Há algum tempo, porém, essa situação terminou. Agora, basta verificar o valor diretamente nas máquinas espalhadas pelos corredores.
Quer outro exemplo? Os terminais de autoatendimento que estão disponíveis em alguns estabelecimentos. O mesmo ocorre no serviço de atendimento ao consumidor, mais conhecido pela sigla SAC. Robôs conseguem realizar o contato inicial e solucionar rapidamente determinadas demandas. Com isso, os funcionários podem focar em atividades mais específicas e complexas, melhorando a produtividade.
Importância no varejo
Com tantas aplicações, a automatização de processos conquista cada vez mais relevância no setor. Ao menos é o que demonstra um levantamento realizado pelo Google. Ao lado de finanças, varejo foi o segmento que apresentou maior maturidade digital no primeiro semestre de 2021.
Entre os critérios avaliados estão: automação de processos de marketing digital, métricas de campanha, formatos adotados, entre outros pontos relevantes que envolvem a relação das empresas com o mundo digital.
Esse relacionamento do varejo com a tecnologia, aliás, intensificou-se durante a pandemia. Isso porque foram necessárias soluções eficientes para respeitar o distanciamento social e, ao mesmo tempo, atender os clientes com eficiência.
Basta lembrar a corrida promovida por alguns varejistas em busca da digitalização necessária para garantir as vendas desejadas. Por fim, as empresas evoluíram na forma de atender o cliente, conquistaram a maturidade e, agora, contam com uma estrutura mais eficiente.
Prova disso é o ranking das 300 maiores empresas do varejo brasileiro de 2021, elaborado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). O documento destaca a aceleração digital do segmento durante a pandemia.
Do total das empresas que compõem o ranking, atualmente 210 já concluíram esse processo de digitalização, o que representa 70% da lista, com destaque para os supermercados.
Benefícios em automatizar processos
Certamente, é essa automatização dos processos que traz mais clareza e transparência para as ações de uma empresa, pois fornece dados concretos que facilitam a tomada de decisões, elimina o “achismo” e conquista melhores resultados.
Nesse contexto, a Internet das Coisas (IoT) também facilita a criação, a implementação e a gestão das soluções. Atualmente, com um celular em mãos, os funcionários conseguem realizar determinadas tarefas, até mesmo remotamente. Os consumidores também são contemplados com as facilidades.
Os canais exclusivos de relacionamento da credsystem, por exemplo, são acessados de forma fácil e rápida em qualquer smartphone. De um lado, os clientes têm à disposição inúmeras ferramentas que agilizam o contato de forma automatizada, mas humanizada com o auxílio da assistente virtual Cleo.
Por outro, as empresas se aproximam com mais facilidade dos diferentes perfis de consumidores. Para isso, possuem uma comunicação mais eficiente e diretiva. Resultado: aumento no volume de negócios, com a conquista de um ticket médio com o cartão muito superior ao ticket médio à vista.
Além dessa aproximação com o cliente e o aumento na receita, a automatização dos processos no varejo garante inúmeros outros benefícios. Entre eles, estão:
● Maior rapidez para as operações: ao automatizar determinadas tarefas manuais, é possível aumentar o volume de vendas e mesmo assim garantir qualidade e velocidade às operações. Um cadastro pode ser avaliado e aprovado automaticamente, por exemplo. Isso permite a realização da primeira compra com um cartão virtual, evitando a desistência do cliente.
● Segurança: ao eliminar a interação humana de determinadas ações, é possível evitar falhas e fraudes e, também, garantir mais segurança aos procedimentos. Isso certamente traz uma tranquilidade maior para os clientes investirem cada vez mais.
● Experiência do consumidor: com o mercado cada vez mais convergindo para aprimorar a experiência do consumidor, a automatização de processos facilita manter um contato mais personalizado e direto com as pessoas. Isso ajuda tanto na solução rápida de possíveis problemas quanto na oferta de novos produtos e serviços.
● Melhor atendimento: interligado com a experiência do consumidor, o melhor atendimento também é um dos benefícios da automatização de processos. Afinal, o cliente pode solucionar rapidamente determinadas situações sem a necessidade de esperar para interagir com uma pessoa. Com isso, a produtividade dos atendentes também melhora, já que eles ficam dedicados à solução de problemas mais complexos.
Com um mundo cada vez mais digital, a automatização de processos torna-se um caminho sem volta. Com isso, ganham os consumidores, com um atendimento customizado, rápido e seguro. Assim como as empresas são beneficiadas, com uma gestão mais dinâmica e o aumento das vendas e, consequentemente, dos lucros.
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