Há mais de 20 anos a credsystem atua lado a lado com quem faz o varejo acontecer e com isso nos tornamos especialistas no seu negócio. E você pode contar com o nosso conhecimento.
Soluções financeiras simples e inovadoras para aumentar as vendas.
Conheça nossas soluçõesA competitividade mercadológica é uma constante no setor varejista, fazendo com que seja indispensável buscar elementos que fidelizem a clientela. Práticas de fornecimento global, rotas multicanais e foco em relacionamento são algumas das estratégias adotadas para oferecer experiências completas ao consumidor.
Fruto de processos socioculturais, o consumo anuncia comportamentos que traduzem os valores e hábitos da população, sendo possível observar, no mercado consumidor, os paradigmas dos novos tempos.
As mudanças que observamos nos últimos anos são intensas e influenciaram significativamente o modo como vivemos. A pandemia do coronavírus, em meio a seus incontáveis impactos, acelerou um processo que já estava em curso com o avanço da sociedade 5.0, as ferramentas da indústria 4.0 e a transformação digital.
A digitalização de atividades, produtos e serviços foi a solução encontrada para manter a economia – e a vida, como um todo – em funcionamento. E pesquisas indicam que as estratégias de inovação que surgiram impulsionadas pela necessidade de adaptação à crise sanitária devem continuar no pós-pandemia.
É o que aponta o documento What Matters Most, estudo global realizado pela McKinsey, que indicou propósito, flexibilidade, sustentabilidade, digitalização, velocidade e reinvenção como alguns dos fatores a serem priorizados pelas empresas. Ainda segundo a pesquisa, “ou a empresa se reinventa, ou morre” – e não é possível se reinventar sem buscar soluções inovadoras para os negócios.
Quer saber como incorporar estratégias de inovação ao mercado varejista? Continue com a gente e leia o artigo que a credsystem preparou para você!
Os últimos anos modificaram definitivamente a forma como vivemos e experimentamos o cotidiano. Presenciamos alterações culturais no mundo todo e já é possível afirmar que estamos vivendo o ano mais digital de nossas vidas.
Essas significativas mudanças foram impulsionadas pela escalada tecnológica e pelas novas formas produtivas impostas pela pandemia de covid-19, que trouxe rupturas e inovações impensáveis em cenários pré-pandêmicos.
Assim como os demais setores da economia, o varejo acompanha essas transformações, não estando alheio às influências dos novos paradigmas. Sendo parte significativa do zeitgeist – conceito alemão para o conjunto das características culturais do mundo, em uma determinada época –, as práticas de consumo também foram alteradas.
De acordo com a empresária e investidora Camila Farani, os empreendedores precisam conhecer o consumidor que está emergindo do cenário da covid-19. Nas palavras de Farani, os compradores estão mais reflexivos e o porcentual de pessoas que adquirem algo por impulso está em retração.
É também o que indica o estudo Tendências Globais de Consumo em 2021, realizado pelo Euromonitor International, que afirma que a pandemia alterou para sempre o comportamento dos consumidores.
Cada vez mais exigentes, clientes buscam experiências otimizadas e ágeis, desejam serviços diferenciados, focam em aspectos de sustentabilidade e estão atentos aos valores da marca. Dessa forma, o consumo funciona como um espelho da cultura e do que está acontecendo no mundo.
Os novos hábitos desenvolvidos pela população anunciam tendências que influenciam o consumo e lançam desafios aos varejistas. Assim, as empresas que exploram e entendem essas mudanças podem abocanhar essa oportunidade de renovação, incorporando as demandas da atualidade a seus empreendimentos.
Para se destacar em meio à concorrência e manter a saúde dos negócios, a inovação no varejo não é mais uma escolha – mas uma questão vital. Acompanhar as tendências, conhecer o consumidor e apostar em estratégias disruptivas para conquistar e fidelizar clientes são atitudes indispensáveis para estar em sintonia com aquilo que é valorizado pelo público.
O varejo é um dos setores que mais movimentam a economia brasileira e, para impulsionar a comercialização de seus produtos e otimizar o relacionamento com os consumidores, os empreendedores precisam estar atentos às transformações da sociedade.
Com fluxos intensos e enfrentando grandes desafios, os varejistas precisam implementar em seus negócios estratégias que permitam mapear o surgimento de tendências e traçar planos de ação que atendam às demandas da atualidade, com soluções dinâmicas, eficientes e simplificadas, preferencialmente otimizadas pelo uso da tecnologia.
Acompanhar as tendências de mercado é muito importante para identificar antecipadamente as oportunidades de inovação que surgem constantemente. Com o objetivo de indicar um comportamento de consumo que será praticado no futuro, a pesquisa de tendências fornece dados valiosos para as empresas.
É possível usar ferramentas digitais – como o CRM (Customer Relationship Management) – para mapear o padrão de consumo dos seus atuais clientes; outras plataformas, como Google Analytics, Google Alerts e Google Trends, permitem verificar os assuntos mais buscados na internet e entender quais os principais interesses demonstrados pelas pessoas.
Observar as redes sociais também é indispensável. Instagram, Pinterest, blogs, podcasts, Twitter e até mesmo Facebook. O que as pessoas estão usando? Quais assuntos estão sendo debatidos? Quem está se destacando entre os influenciadores e por quê? Acompanhar a presença digital de seu nicho de mercado é essencial para ficar de olho nos comportamentos e novidades que estão surgindo.
Outro ponto fundamental é estar atento ao feedback de seus clientes atuais. Mapear insatisfações, erros operacionais, problemas de comunicação e demais pontos de melhoria permite fazer os ajustes necessários para oferecer melhores experiências ao consumidor e prever as demandas do público.
Também é possível identificar tendências contratando pesquisas de mercado realizadas por especialistas. Com metodologias confiáveis e procedimentos específicos, a pesquisa de mercado permite coletar dados e informações relevantes sobre o seu nicho de atuação, concorrentes e consumidores, ajudando de forma significativa na compreensão do mercado e suas nuances.
Veja, a seguir, as principais tendências de inovação aplicáveis ao comércio varejista:
Passar por tempos difíceis de forma coletiva trouxe a necessidade de entregar mais do que produtos. Mais do que uma demanda de inovação imposta por consumidores cada vez mais exigentes, o estreitamento de laços das empresas com seus clientes é uma forma de oferecer uma experiência genuína, única e não replicável por outras marcas. Atualmente, o consumidor é o centro do negócio e todas as ações são pensadas, desenvolvidas e aprimoradas para proporcionar ao cliente experiência como valor agregado. Invista em Customer Experience como diferencial competitivo.
Melhorar a interação com o cliente é indispensável em um mundo altamente conectado. Chatbots, voice commerce e assistentes virtuais complementam os tradicionais meios de atendimento ao cliente e promovem uma comunicação omnichannel. Essa estratégia possibilita a integração entre o online e o offline, e oferece aos consumidores uma experiência simultânea e interativa, com canais de atendimento conectados e plenamente funcionais. Para aumentar a interatividade, participe da transformação digital e invista na utilização de ferramentas desenvolvidas a partir de inteligência artificial e machine learning, proporcionando a seus clientes aplicativos intuitivos e otimizados.
Empresas inteligentes utilizam a tecnologia para impulsionar os negócios. Os desafios que a transformação digital impõe aos empreendedores são inúmeros e exigem que o mercado varejista invista em tecnologia. Como abordamos anteriormente, a indústria 4.0 criou e desenvolveu ferramentas que revolucionam a experiência de consumo e entregam aos clientes processos mais dinâmicos, eficientes e simplificados. Sobretudo nos últimos dois anos, a pandemia de coronavírus impulsionou uma mudança de mindset que influenciou diretamente os hábitos dos consumidores – e isso inclui uma demanda por digitalização de processos e operações. As compras online crescem exponencialmente, os aplicativos fazem parte de nossa rotina diária e as redes sociais ditam padrões de consumo. Assim, para que empresas se mantenham competitivas é necessário implementar soluções tecnológicas para otimizar a experiência do cliente, seja online ou offline. Investir em sistemas de gerenciamento por meio de um ERP de qualidade, oferecer métodos de pagamento digitais, adotar estratégias omnichannel, reforçar a presença digital e proporcionar experiências virtuais são algumas das muitas formas de usar a tecnologia para impulsionar as vendas.
O social commerce (s-commerce) – ou comércio social, em português – é uma tendência que se estabeleceu no mercado e não dá indícios de queda. Descrito como “a estratégia de vender produtos e serviços diretamente pelas redes sociais”, o s-commerce já representa parte significativa da receita das marcas. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o faturamento do comércio digital no Brasil totalizou um valor recorde de R$ 224 bilhões em 2020 e, de acordo com Alexandra Avelar, Country Manager da Emplifi no Brasil, a expectativa é que esse tipo de comércio atinja, nos próximos oito anos, a marca de US$ 3 trilhões mundo afora.
Transparência, ética e boas práticas ambientais e sociais têm sido fatores priorizados pelos clientes na hora de escolher onde fazer suas compras. Buscando marcas alinhadas aos seus valores pessoais, os cidadãos estão praticando o consumo consciente e atentam para as questões de ESG. O termo é uma abreviação para “Environmental, Social and Governance” – literalmente traduzido como ambiental, social e governança. Atualmente, esses fatores têm peso significativo no processo de decisão de compra, e adotar boas práticas ESG se tornou um critério fundamental para a avaliação das empresas.
Com agilidade, tecnologia e inovação para alavancar as vendas, a credsystem é reconhecida como a empresa que entrega as melhores soluções financeiras para os varejistas e seus clientes.
Oferecendo expertise diferenciada e serviços exclusivos, nossos produtos de crédito têm processos de contratação simplificados e entregam soluções acessíveis e eficazes para o consumidor.
O aumento nos índices de inflação e a piora significativa do panorama econômico brasileiro foram fatores que reduziram o poder de compra da população, acarretando um cenário preocupante para os varejistas. Entretanto, a oferta de crédito é uma solução que as empresas encontraram para aumentar o acesso ao consumo e estimular a fidelização de clientes.
Conhecidos como “private label”, os cartões de crédito oferecidos pelas lojas do varejo são uma estratégia moderna e democrática para alcançar as classes econômicas emergentes.
Disponibilizando um cadastro ágil e descomplicado, a credsystem facilita sua relação com o consumidor: você solicita o cartão do seu cliente pelo celular, a análise é realizada automaticamente e a aprovação é imediata!
Na credsystem, você também dispõe de Canais de Relacionamento exclusivos para manter a interação com seus clientes e oferecer promoções personalizadas: são aplicativos e portais, notificações de Push, SMS e SMS interativo, disparo de e-mails, fatura digital e muitas outras funcionalidades.
E tem mais! Para entregar a mensagem certa para cada perfil, a credsystem tem uma área especializada em Advanced Analytics, que utiliza machine learning e inteligência artificial para encontrar oportunidades e gerar insights para o seu negócio. Além disso, firmamos as melhores parcerias do mercado, tanto em consultoria e provedor de dados externos como em ferramentas estatísticas (SAS, R, Python).
Para entregar ao consumidor a melhor experiência digital, também disponibilizamos um aplicativo que é a cara do seu negócio! Seus clientes têm o controle dos cartões de crédito na palma da mão e podem acessar o limite, as faturas, bem como realizar pagamentos e gerar cartões digitais para utilizar no ambiente online. Ah, e no app você conta com uma área exclusiva para divulgar ofertas!
E para sanar todas as dúvidas dos clientes, oferecemos o atendimento da Cleo, a assistente virtual da credsystem, que está disponível em nosso aplicativo, no Whatsapp, no site e no Facebook!
Quer oferecer inovação em seu negócio? Venha para a credsystem e encontre as principais soluções para o varejo.
Produzido por Lab Persona Estadão
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