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Conheça nossas soluçõesManter uma boa gestão estratégica de negócios faz a diferença no desempenho de qualquer empresa. Isso porque impacta diretamente em todos os departamentos, contribuindo significativamente para o bom desempenho nas vendas.
Muito mais do que organizar a casa, a gestão estratégica de negócios utiliza diferentes métodos para analisar e mensurar o desempenho dos diferentes processos realizados.
Com isso, facilita na definição das ações necessárias e prioridades para a conquista das metas estabelecidas. Além disso, ajuda a identificar falhas e corrigir o rumo rapidamente, evitando atrapalhar o planejamento.
Saber mais sobre esse assunto, portanto, é fundamental para os gestores que realmente desejam aumentar exponencialmente suas vendas, com a ajuda de ações concretas e bem estruturadas.
A importância de uma boa gestão estratégica de negócios
Para facilitar a compreensão sobre a importância de uma boa gestão estratégica de negócios, vamos fazer uma analogia com o futebol. Constantemente alguns times contratam a peso de ouro jogadores renomados. Montam o que os torcedores chamam de uma verdadeira “seleção de craques”.
Além dos salários elevados, esses atletas têm à disposição uma estrutura moderna para os treinamentos. Entretanto, com o passar do tempo, começam a amargar derrotas em campo. Sem a conquista dos títulos, muitos falam: são bons jogadores, mas o time não “deu liga”. Com isso, logo os torcedores elegem o culpado: o técnico.
Situação semelhante acontece com as empresas. Mesmo aumentando os investimentos, reunindo talentos e mantendo uma estrutura diferenciada, sem uma gestão estratégica de negócios os resultados almejados provavelmente não vão aparecer.
Isso porque a gestão é responsável por avaliar, apresentar um diagnóstico e, posteriormente, colocar em ação o planejamento para manter a companhia no rumo traçado. Dessa forma, a empresa desenvolve um crescimento constante e sustentável, sem depender da sorte.
Qual a diferença entre gestão estratégica e planejamento estratégico?
Nesse ponto, você pode estar se perguntando: mas qual a diferença entre planejamento e gestão estratégica? Acredite, esses não são apenas dois nomes bonitos empregados no mundo empresarial que acabam significando a mesma coisa.
Na verdade, ambos são fundamentais para aumentar as vendas de uma empresa. Isso porque estão diretamente conectados. Mas, em linhas gerais, um ocorre na sequência do outro.
Como o próprio nome já indica, é durante o planejamento estratégico que são traçadas as metas e definidas as ações que serão implantadas e, inclusive, os investimentos necessários. Para isso, diferentes ferramentas são utilizadas para analisar o cenário, fazer projeções e definir os caminhos para seguir.
Com o planejamento pronto, é chegada a hora de colocá-lo em ação, monitorando cada etapa para que tudo ocorra conforme o desejado.
Agora adivinha quem é responsável por isso? É exatamente a gestão estratégica de negócios, que promove um gerenciamento coordenado de todas as particularidades durante o processo.
Qual o impacto da gestão estratégica para as vendas?
Agora que já conhecemos as diferenças entre planejamento e gestão estratégica de negócios e sabemos a importância desse trabalho para a empresa, vamos entender qual o impacto que isso realmente provoca nas vendas.
Atualmente, os hábitos de consumo estão diretamente relacionados com as experiências dos clientes com as marcas. A satisfação dos consumidores gera fidelidade. Usando um termo comum nas redes sociais, o bom relacionamento cria seguidores, que consomem, defendem e divulgam a empresa.
Para isso acontecer, dois atores são fundamentais neste processo: o cliente e também o vendedor. Sem entrar em detalhes sobre estratégias de marketing e outras medidas, conhecer as dores e desejos dos diferentes perfis de consumidores e manter uma equipe qualificada são fatores trabalhados diretamente durante a gestão estratégica de negócios.
Dê atenção para sua gestão de vendas!
Por impactar diretamente nos resultados da empresa, a gestão de vendas exige um cuidado especial. Aliás, isso deve acontecer desde a etapa de planejamento, com a definição de ações concretas e, até mesmo, a implantação de ferramentas que podem turbinar esses resultados.
Afinal, com o avanço da tecnologia e a importância cada vez maior dos dados, faz-se necessário contar com uma solução que consiga atrair o consumidor e ajude a avaliar e traçar os diferentes perfis. Isso facilita, por exemplo, a criação de promoções e campanhas customizadas para cada grupo de consumidores.
Além disso, é fundamental manter a equipe de vendas motivada. Bônus e premiações ajudam nesse processo. Entretanto, é importante também promover treinamentos e oferecer uma estrutura adequada para que todos tenham à disposição as ferramentas necessárias para a conquista das metas.
Lembre-se também da importância de metrificar as ações em uma gestão estratégica de negócios. Isso facilitará avaliar o que realmente funcionou e o que é necessário mudar durante o caminho. Caso contrário, a empresa estará navegando no escuro.
Como implementar uma boa gestão estratégica de negócios?
Agora chegou a hora de colocar a mão na massa e implementar a gestão estratégica de negócios. Para isso, o primeiro passo é fazer uma análise geral da empresa, identificando os pontos fortes e fracos. Vale ainda pesquisar detalhadamente a concorrência e também o cenário atual, tentando até mesmo fazer algumas projeções.
Com essas informações em mãos, entra em ação a fase do planejamento. Quais são as metas para pequeno, médio e longo prazo? Quais mudanças são necessárias para isso acontecer? Quanto será preciso investir? Quais ferramentas podem contribuir nesse processo?
Essas e outras respostas ajudarão a configurar um plano concreto, com metas e objetivos bem definidos.
Por fim, é hora de colocar o navio na água e seguir o rumo. Mas isso, claro, com uma boa gestão estratégica de negócios, trabalhando com métricas para o gerenciamento do plano.
Lembre-se também de fazer periodicamente um diagnóstico das ações. Além de identificar e aprimorar o que funcionou, é importante também avaliar quais os ensinamentos que podem ser aprendidos com os erros durante o caminho.
Gostou das informações? Certamente a sua empresa conquistará resultados melhores com a gestão estratégica de negócios. Para saber mais informações valiosas para o varejo e também conhecer as soluções da credsystem, acesse o nosso site.
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