Há mais de 20 anos a credsystem atua lado a lado com quem faz o varejo acontecer e com isso nos tornamos especialistas no seu negócio. E você pode contar com o nosso conhecimento.
Soluções financeiras simples e inovadoras para aumentar as vendas.
Conheça nossas soluçõesCom o potencial de analisar dados, otimizar processos e identificar diferentes oportunidades, a inteligência artificial no varejo está revolucionando as vendas. Principalmente em um segmento tão competitivo, soluções que trabalham com IA tornam-se ferramentas valiosas para a conquista de resultados realmente expressivos.
Mas como isso é possível? Independentemente do setor, existem diferentes maneiras de atuar com a inteligência artificial. Mas, de forma simplificada, basta imaginar que o sistema consegue avaliar uma grande quantidade de dados, identificar diferentes padrões e, com isso, apresentar inúmeras oportunidades para a tomada de decisão.
Para facilitar o entendimento, é como se a sua empresa contasse com um guru que consegue sempre indicar o melhor a fazer e quando fazer, isso em diferentes situações e momentos.
Já conseguiu imaginar o potencial de uma solução assim para a sua empresa? Claro que a máquina não faz todo o trabalho sozinha. Mas ela apresenta de forma “bem mastigada” todos os detalhes para auxiliar na decisão.
Para isso, claro, é preciso contar tanto com uma solução eficiente, quanto com o suporte necessário. Nesse contexto, conhecer detalhes sobre o assunto certamente faz toda a diferença. Então, propomos a leitura abaixo para conhecer mais sobre a atuação da inteligência artificial no varejo.
Inteligência artificial no varejo no Brasil
Antes de mais nada, é importante saber que o varejo é um dos setores brasileiros que registrou maior crescimento digital em 2021. Essa informação foi chancelada em um levantamento realizado pelo Google, uma empresa que atua com maestria no campo da IA.
Chamado de gMaturity, o índice do Google utiliza em seus critérios de avaliação informações como: automação de processos de marketing, métricas de campanha, entre outros fatores. Ao cruzar os diferentes dados, separa as empresas em quatro categorias: nascente, emergente, conectada e multimomento.
Em um ano que ainda sente os efeitos diretos da pandemia, o setor precisou seguir investindo em tecnologia na luta para conquistar espaço entre os consumidores. Isso gerou uma maturidade ao segmento e, como resultado, concedeu à inteligência artificial no varejo um papel importante para identificar os desejos dos consumidores e, com isso, promover a melhor experiência possível a eles.
Como ocorre essa transformação do varejo?
Encontrar formas para aumentar os lucros exponencialmente é um dos desejos de todos os empresários que trabalham diariamente para manter e expandir seus negócios.
Uma forma eficiente para aumentar tanto a quantidade de clientes quanto o ticket médio é conseguir solucionar os problemas e desejos dos consumidores que, então, se tornam fiéis à marca.
Em resumo: é saber o que, como e quando a pessoa precisa de algo, conseguindo oferecer o produto e serviço corretos no exato momento em que o consumidor está disposto a comprar. Se tornando mais pertinente ao cliente e seu momento de compra.
Isso se torna um “prato cheio” para a inteligência artificial no varejo se destacar. Afinal, as soluções facilitam coletar corretamente as informações necessárias, permitindo na sequência uma análise complexa das variáveis, mas com resultados de fácil interpretação.
Dessa forma, fica mais fácil colocar diferentes ações em prática, impactando de forma eficiente os diferentes perfis de clientes.
Tendências para a inteligência artificial no varejo
Em constante evolução, a tecnologia apresenta a cada dia soluções inovadoras que contribuem para melhorar o desempenho das empresas. Entre as diversas aplicações, é possível relacionar algumas tendências para a inteligência artificial no varejo.
Chatbot: essa ferramenta já é muito conhecida por alguns segmentos. No varejo, torna-se cada vez mais valiosa. Com a ajuda da inteligência artificial, os robôs conseguem cada vez mais interagir de forma natural com os consumidores.
Esse atendimento rápido e eficiente a qualquer hora facilita solucionar os desejos e necessidades dos clientes, aumentando o grau de satisfação e, também, as vendas.
Aliás, é uma solução que consegue atuar em diferentes meios, como: sites, redes sociais e no próprio aplicativo das empresas.
Softwares de logística: com um volume cada vez maior de vendas pela internet, a inteligência artificial também contribui para aprimorar a logística de entrega dos produtos adquiridos.
Isso é fundamental para identificar as melhores rotas, reduzir os prazos de entrega e, consequentemente, aumentar a satisfação dos clientes. Os softwares de logística ajudam, portanto, na redução dos custos em todo esse processo.
Formas de pagamento: a inteligência artificial no varejo também se faz presente nas formas de pagamento. Sobre isso, aqui na credsystem falamos com propriedade. Seja na modalidade Private Label ou Co-branded, o cliente realiza um cadastro rápido para adquirir o cartão e, com isso, ter o crédito liberado em alguns minutos já para a primeira compra.
Esses dados são captados seguindo todas as exigências legais. Aliás, por meio da nossa área especializada em Advanced Analytics, utilizamos machine learning e inteligência artificial para encontrar oportunidades e gerar insights para o varejista.
Como implementar a inteligência artificial para vendas?
Como foi possível perceber, existem diversas aplicações para a inteligência artificial no varejo. Para a conquista dos resultados desejados, porém, é preciso primeiro entender a importância em manter uma política de investimento em tecnologia.
Isso facilitará tanto na redução de custos operacionais quanto na satisfação e fidelização dos clientes. Lembre-se, os consumidores cada vez mais buscam experiências com as marcas. Por isso, criar um relacionamento saudável é necessário. Nesse contexto, as formas de pagamento que oferecemos são eficientes em todo esse processo, tanto no aumento do volume de vendas quanto na conquista de um ticket médio maior. Quer conferir mais conteúdos? Então, acesse aqui.
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