Há mais de 20 anos a credsystem atua lado a lado com quem faz o varejo acontecer e com isso nos tornamos especialistas no seu negócio. E você pode contar com o nosso conhecimento.
Soluções financeiras simples e inovadoras para aumentar as vendas.
Conheça nossas soluçõesEm um mundo em constante evolução, o varejo 4.0 surge como uma estratégia de vendas importante para aproximar ainda mais o consumidor das empresas do setor. Conhecer bem os detalhes do assunto é fundamental para quem deseja se destacar da concorrência, alavancando as vendas e transformando clientes em defensores da marca.
Esse modelo inovador trabalha interligando de forma harmoniosa dois “mundos” que já funcionam bem separadamente. De um lado, o digital, com o crescimento avassalador conquistado pelo e-commerce nos últimos anos, principalmente, por conta da pandemia do coronavírus. De outro, o mundo real, com a relevância das lojas físicas e o valor das experiências presenciais já tão consolidadas.
Dessa forma, o varejo 4.0 conta com a relevância dos dados bem trabalhados para identificar tendências e desejos. Com isso, consegue turbinar a estratégia de vendas, promovendo para os clientes experiências realmente positivas.
Para isso, usa a tecnologia em benefício tanto do varejista quanto do consumidor, com, por exemplo, promoções exclusivas, linhas de crédito apropriadas e pagamentos ainda mais facilitados.
Entenda o conceito de varejo 4.0
Mas se digital e real já convivem há um bom tempo, qual é realmente o grande diferencial do varejo 4.0? Para responder essa pergunta, primeiro é preciso entender a mudança de comportamento do consumidor.
Antigamente, o cliente desejava um produto, seguia até a loja, identificava o melhor custo-benefício, comprava e voltava para casa, satisfeito com a nova aquisição.
Atualmente, isso mudou, e muito. As pessoas buscam cada vez mais por novas experiências. Então, não é somente a qualidade do produto que conta. A experiência com a marca tem ligação direta com a decisão de compra.
Por isso, a internet desempenha um papel primordial para aproximar o consumidor de uma determinada marca. Afinal, a web permite uma comunicação rápida e direta, entregando conteúdo segmentado para diferentes perfis.
Esse suporte oferecido no mundo digital é alavancado exatamente na loja física, onde um vendedor tem o contato “cara a cara” com o consumidor, melhorando ainda mais o relacionamento.
Desafios e aplicações
Com esse cenário, é possível perceber que cada vez mais esses dois “mundos” se interligam. Dessa forma, um dos grandes desafios é conseguir amplificar as experiências do consumidor com o auxílio das inovações tecnológicas que surgem a cada dia.
Portanto, o varejo 4.0 exige que as marcas possuam personalidade. Isso, aliás, ocorre até mesmo por meio de posicionamentos em assuntos muito debatidos atualmente, como questões ambientais, por exemplo.
Mas então como identificar quais os desejos e anseios do meu cliente? Aqui a informação se faz presente. Com responsabilidade e consentimento, é possível trabalhar com os dados para avaliar esses perfis e, com isso, oferecer produtos e serviços que realmente consigam satisfazer as reais necessidades do comprador.
Antes de coletar as informações desejadas, porém, lembre-se que tudo precisa estar de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, popularmente conhecida como LGPD.
Em linhas gerais, o varejista só pode trabalhar com as informações para uma finalidade específica e com o consentimento do titular dos dados. Entretanto, é importante consultar um advogado especializado antes de coletar e trabalhar com as informações.
Seguindo isso, é possível fazer essa coleta responsável por meio de ações nas redes sociais ou no próprio site do estabelecimento. Disponibilizar wi-fi gratuitamente na loja física também é uma estratégia eficaz para que o consumidor entregue conscientemente as informações desejadas.
Para os mais avançados, câmeras de calor facilitam mapear o comportamento do consumidor dentro do estabelecimento. Enfim, o céu é o limite para quem atua com responsabilidade nesse segmento.
O desenvolvimento do novo varejo no Brasil
As ferramentas que dão suporte para essa revolução promovida pelo varejo 4.0 são desenvolvidas exatamente pela indústria 4.0. Dados da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) demonstram que esse setor deve movimentar aproximadamente US$ 15 trilhões nos próximos 15 anos.
Universidades brasileiras também já adaptaram seus cursos para atender essa demanda, incluindo novas disciplinas até mesmo em cursos tradicionais.
Inteligência artificial (IA), big data e internet das coisas são apenas alguns dos exemplos que cada vez mais conquistam os desenvolvedores, fornecendo, consequentemente, inovações para outros setores, como o varejo.
E tudo isso está conquistando o mercado de forma instantânea. Tanto que grandes varejistas seguem se movimentando para adotar cada vez mais novos recursos, evitando perder espaço para a concorrência.
Principais tecnologias do varejo 4.0
Para quem ainda não está familiarizado com os termos abordados anteriormente, apresentamos aqui algumas informações sobre as novas tecnologias que estão revolucionando a relação entre o varejista e os consumidores no varejo 4.0:
Inteligência artificial (IA): atuando de forma similar à inteligência humana, a IA utiliza os dados para gerar aprendizado. Com isso, consegue desenvolver tarefas e identificar padrões e comportamentos cada vez mais precisos.
Big data: diretamente interligada com a IA, o big data atua exatamente na melhor forma de trabalhar com um grande banco de dados para interligar as informações disponíveis e, com isso, apresentar os melhores resultados para as diferentes questões.
Omnichannel: método que consegue interligar e otimizar os diferentes canais de comunicação disponíveis. Esse gerenciamento, claro, ocorre com o auxílio de soluções tecnológicas específicas, que auxiliam no aprimoramento das relações entre os consumidores e as marcas.
Novas formas de pagamento: para aproximar ainda mais os clientes das marcas, faz-se necessário também aprimorar a experiência na forma de pagamento. Basta ver a aderência conquistada pelo Pix. O mesmo ocorre com os cartões que carregam o logo do varejista, que por sua vez aumentam a fidelização dos clientes com a marca.
Isso porque, com o auxílio da tecnologia, conseguem fornecer crédito personalizado, assim como facilitam o parcelamento. Além disso, funcionam como um captador de dados de forma legal, auxiliando nas ações de marketing personalizadas e turbinando as vendas de forma exponencial.
Resumindo: é exatamente o que nós fazemos aqui na credsystem.
Tecnologia e varejo: como se adaptar a essa nova realidade?
Com todo esse potencial oferecido pelo varejo 4.0, é preciso colocar a mão na massa a partir de agora para não perder espaço para a concorrência. Isso significa planejar e colocar em prática investimentos constantes em novas tecnologias que foquem na fidelização de clientes.
Nessa missão, claro, nós da credsystem somos seu grande aliado. Isso porque atuamos há 25 anos desenvolvendo e oferecendo aos parceiros soluções simples, inovadoras e eficientes para aumentar as vendas. Para saber mais, é só acessar o nosso site.
Produzido por Lab Persona Estadão
Exclusivo para credsystem
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Gostou deste artigo?
A melhor empresa de soluções financeiras para classes econômicas emergentes.
Saiba maisLeia outros artigos criados por nós.
No mundo hiperconectado em que vivemos, as fronteiras entre o físico e ...
Leia maisO consumidor está mais exigente do que nunca. Com a facilidade de aces ...
Leia maisAs inovações tecnológicas têm desempenhado um papel cada vez mais r ...
Leia mais