Há mais de 20 anos a credsystem atua lado a lado com quem faz o varejo acontecer e com isso nos tornamos especialistas no seu negócio. E você pode contar com o nosso conhecimento.
Soluções financeiras simples e inovadoras para aumentar as vendas.
Conheça nossas soluçõesEm um mercado competitivo e intenso como o varejo, há uma demanda crescente por procedimentos dinâmicos, ágeis e simplificados, que utilizem soluções eficientes para oferecer experiências de qualidade e valor para os consumidores.
E não há mais dúvidas de que os varejistas precisam investir em tecnologia para otimizar a comercialização de seus produtos e transformar o relacionamento com os clientes.
Mas, afinal, o que é sociedade 5.0 e transformação digital? Quais os seus impactos no varejo?
Leia agora o artigo que a credsystem preparou para você e tire todas as suas dúvidas!
Mais do que a implementação de uma série de ferramentas tecnológicas, a transformação digital diz respeito a uma significativa mudança de mentalidade nos ambientes empresariais.
Em consonância com os novos tempos, são exigidos das empresas processos de negócio cada vez mais ágeis, além de uma atuação disruptiva no mercado. Porém, para os negócios não adaptados a uma realidade cada vez mais informatizada e tecnológica, os desafios são muitos.
Vivemos a Quarta Revolução Industrial, também conhecida como Indústria 4.0, que une técnicas avançadas de produção a sistemas altamente tecnológicos e inteligentes. E já vemos surgir a Sociedade 5.0, um estágio avançado da Indústria 4.0 que traz como objetivo alcançar mais do que eficiência, produtividade e os benefícios da digitalização em si, mas também posicionar positivamente a indústria como agente transformador da sociedade.
Nesse sentido, os processos de transformação digital tornam as empresas mais modernas, implementando soluções tecnológicas para aumentar a competitividade, melhorar o desempenho em todas as operações e alcançar resultados cada vez mais significativos.
Tal mudança atravessa toda a estrutura das organizações e a tecnologia passa a desempenhar um papel estratégico e central nas empresas. Portanto, a transformação digital demanda tempo e investimentos financeiros, além de uma atuação interessada e engajada por parte de todos os colaboradores.
Se os processos de transformação digital já estavam em curso desde a última década, a pandemia de covid-19 acelerou de forma intensa os rumos da inovação tecnológica. Em apenas dois anos, em razão das medidas de distanciamento, inúmeras atividades cotidianas passaram a ser realizadas remotamente, exigindo das empresas e da população em geral uma adaptação total aos ambientes virtuais em tempo recorde.
De acordo com Cezar Taurion, VP de Inovação da CiaTécnica Consulting e Head de Digital Transformation da Kick Corporate Ventures, a pandemia redesenhou a forma como as pessoas trabalham, fazem compras, comunicam-se, tomam decisões e vivem, de tal modo que os negócios na era digital não sobreviverão sem uma plataforma de tecnologia forte.
Ainda que seja uma decisão desafiadora, investir na inovação tecnológica traz inúmeros benefícios às empresas e se torna, cada vez mais, um passo vital para a longevidade dos negócios.
Segundo o canal Mercado & Consumo, a 4ª edição do estudo Transformação Digital no Varejo Brasileiro, realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, afirmou que 87% das empresas pesquisadas têm ações de transformação digital de seus negócios.
Os dados apresentados traduzem os esforços que as empresas estão desempenhando para manter a competitividade. Afinal, em um cenário de incertezas econômicas, é preciso encontrar soluções para responder rapidamente aos desafios do mercado.
O varejo, como um dos setores que mais movimentam a economia brasileira, tem fluxos intensos que exigem ferramentas, competências e habilidades adequadas para promover o crescimento saudável das organizações e mantê-las bem posicionadas diante da concorrência.
Assim, são consideradas empresas inteligentes aquelas que se adaptam às mudanças e dispõem dos avanços tecnológicos para alcançar melhores resultados e gerar experiências satisfatórias.
Como mencionamos anteriormente, a pandemia teve um impacto decisivo no comportamento do consumidor, que passou a utilizar o ambiente virtual de forma ainda mais intensa. Portanto, é impensável que empreendedores obtenham sucesso sem investir em ferramentas e metodologias que acompanhem as transformações da sociedade.
O estudo Consumers want it all, desenvolvido pelo IBM Institute for Business Value (IBV) em parceria com o National Retail Federation (NRF), revelou que os consumidores, após adotarem a tecnologia e a criatividade como instrumentos indispensáveis para lidar com as circunstâncias extremas dos últimos anos, esperam que as empresas também se reinventem.
A principal constatação da pesquisa é que os compradores não veem mais os meios online e offline como experiências separadas. Pelo contrário: a integração entre os canais é essencial para o sucesso da jornada do consumidor.
Após dois anos vivendo majoritariamente em ambientes virtuais, agora os consumidores enxergam as ferramentas digitais como parte indispensável da experiência de compra – e esperam que as lojas estejam preparadas para oferecer jornadas híbridas, com a perfeita combinação entre experiências online e offline.
O varejo híbrido também aparece em destaque no estudo realizado pela Opinion Box em parceria com a Social Miner: as pessoas querem ter liberdade de escolha para comprar nos dois canais – online e offline – quando e como quiserem, mantendo, sobretudo, a mesma qualidade de atendimento e os mesmos preços, promoções e disponibilidade de produtos e serviços.
Com a transformação digital, os varejistas têm acesso a ferramentas capazes de integrar setores, aumentar a produtividade, mapear erros operacionais e diminuir gargalos, reduzir custos, obter insights, otimizar processos por meio de automação, reduzir erros humanos, engajar consumidores em canais digitais, gerenciar dados com mais segurança e precisão, além de melhorar a comunicação interna e externa e outros inúmeros benefícios.
Saber utilizar recursos de inovação e aderir à transformação digital significa, portanto, adotar uma gestão organizacional baseada em logísticas simplificadas e responsivas, com processos personalizados e automatizados, capazes de prever e solucionar problemas, e, sobretudo, entregar aos clientes experiências memoráveis e focadas na fidelização.
A credsystem vai muito além do crédito – e isso você já sabe. Como uma empresa orientada pela cultura data driven, utilizamos tecnologia e inovação para alavancar as vendas do varejo e somos reconhecidos no mercado como a empresa que entrega as melhores soluções financeiras para varejistas e consumidores.
Oferecendo expertise diferenciada e serviços exclusivos, trabalhamos ativamente para tornar a sua empresa mais inteligente e levar a transformação digital a diversas operações do varejo.
Nossa área especializada em Advanced Analytics – um potente recurso de análise de dados que utiliza Machine Learning e Inteligência Artificial para encontrar oportunidades e gerar insights – atua em parceria com o setor de Business Intelligence para orientar os negócios de forma estratégica.
Além disso, para segmentar públicos específicos dentro da sua base de clientes, contamos com o apoio da nossa área de CRM e Marketing, que trabalha ativamente para compreender o comportamento de compra do consumidor e orientar todas as ações comerciais e de marketing para a sua marca. E, para completar, firmamos as melhores parcerias do mercado, tanto em consultoria e provedor de dados externos como em ferramentas estatísticas (SAS, R, Python).
A melhor experiência digital você também encontra aqui! Com aplicativos sob medida, seus clientes têm o controle dos cartões de crédito na palma da mão e podem acessar o limite, as faturas ou carnês; bem como realizar pagamentos e gerar cartões digitais para utilizar no ambiente online. Além disso, todas as dúvidas podem ser resolvidas pelo atendimento da Cleo, a assistente virtual da credsystem, que está disponível em nosso aplicativo, no Whatsapp, no site e no Facebook!
Dê início à transformação digital em sua empresa com as soluções da credsystem. Clique aqui e saiba tudo sobre os nossos serviços para o setor varejista!
Produzido por Lab Persona Estadão
Exclusivo para credsystem
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Gostou deste artigo?
A melhor empresa de soluções financeiras para classes econômicas emergentes.
Saiba maisLeia outros artigos criados por nós.
No mundo hiperconectado em que vivemos, as fronteiras entre o físico e ...
Leia maisO consumidor está mais exigente do que nunca. Com a facilidade de aces ...
Leia maisAs inovações tecnológicas têm desempenhado um papel cada vez mais r ...
Leia mais