Há mais de 20 anos a credsystem atua lado a lado com quem faz o varejo acontecer e com isso nos tornamos especialistas no seu negócio. E você pode contar com o nosso conhecimento.
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Conheça nossas soluçõesA transformação digital oferece desafios diários às organizações. Mais do que uma série de avanços tecnológicos, falamos em significativas mudanças de mentalidade, que demandam das empresas soluções disruptivas, com processos ágeis e gestão assertiva.
A tecnologia criada pela indústria 4.0 nos traz ferramentas antes impensáveis, que permitem que as empresas alcancem os melhores resultados, por meio de procedimentos dinâmicos, eficientes e simplificados.
De olho na competitividade do mercado, as empresas inteligentes utilizam os avanços tecnológicos a seu favor, buscando atingir o máximo aproveitamento de seus recursos e consolidar uma posição de destaque entre os concorrentes.
Uma das ferramentas proporcionadas pela quarta revolução industrial é a Inteligência Artificial (IA), que se baseia em softwares e robôs capazes de simular as habilidades humanas para tomar decisões e solucionar problemas.
Mas, afinal, como funcionam os recursos de IA e como aplicá-los ao varejo? Leia o artigo que preparamos para você e tire todas as suas dúvidas!
Como funciona a Inteligência Artificial?
A Inteligência Artificial pode ser entendida como uma tecnologia desenvolvida para simular certas capacidades da cognição humana, além de ser também uma importante área de pesquisa científica.
Funcionando como um dos pilares da transformação digital, a Inteligência Artificial surgiu a partir da ciência da computação e está em constante evolução para que máquinas e computadores adquiram a capacidade de emular o processo de raciocínio humano e realizem a tomada de determinadas decisões de maneira autônoma.
Essas funcionalidades são possíveis devido ao desenvolvimento de softwares inteligentes, que têm sua capacidade de processamento aumentada e podem ser utilizados em diversas situações.
Tais dispositivos – softwares e robôs capazes de emular as habilidades humanas para tomar decisões e solucionar problemas – utilizam algoritmos, redes neurais artificiais e sistemas de aprendizado para aplicar e simular a inteligência e o raciocínio às máquinas.
Algumas inovações baseadas em Inteligência Artificial são as tecnologias de Machine Learning, Processamento de Linguagem Natural (PLN), Deep Learning, visão computacional e chatbots, que podem ser usadas para o processamento de grandes quantidades de dados, racionalização de processos, tomada de decisões baseadas em big data, novas formas de relacionamento entre clientes e empresas e diversas outras aplicabilidades.
Como a Inteligência Artificial é utilizada no varejo?
Acompanhar as transformações que ocorrem em tempo real na sociedade, nos ambientes corporativos e nos mercados consumidores é vital para que as empresas entendam como se adaptar às demandas atuais.
Assim, dispor das ferramentas oferecidas pela inovação tecnológica significa adotar uma gestão organizacional baseada em logísticas simplificadas e responsivas, com processos personalizados e automatizados, capazes de prever e solucionar problemas, inconsistências e erros em tempo recorde.
A utilização de Inteligência Artificial pode ser uma grande aliada para o setor do varejo. Isso quer dizer que, com os mecanismos cognitivos disponibilizados pela IA, os varejistas podem, dentre outras coisas, transformar dados brutos em resultados reais; otimizar a coleta, o registro e análise de informações; identificar e eliminar gargalos; mapear tendências de comportamento do consumidor; administrar de forma inteligente toda a estrutura operacional; gerir estoques com precisão; gerar melhores processos para as equipes e melhores experiências para os clientes, e, consequentemente, obter retornos mais significativos.
Conheça os principais benefícios de utilizar a Inteligência Artificial no varejo:
Mapeamento de comportamento
A Inteligência Artificial é um recurso essencial para potencializar a eficiência e a eficácia do uso de dados. Desde a coleta até a interpretação das informações disponibilizadas, as ferramentas de IA são capazes de organizar e facilitar as análises, gerando insights e processos de tomada de decisão mais precisos. Uma das aplicabilidades da coleta de dados com o auxílio de IA é o mapeamento do comportamento dos indivíduos, que permite traçar o perfil dos clientes atuais e dos potenciais, facilitando o desenvolvimento do estudo de persona. O conhecimento do comportamento do consumidor é essencial para que as empresas consigam atender prontamente às demandas do público.
Otimização do estoque
A Inteligência Artificial tem um impacto positivo em toda a organização do varejo, sobretudo para o gerenciamento de estoque. Desde sistemas de reposição até softwares que calculam o momento exato de disparar um novo pedido, seu funcionamento é todo voltado à otimização dos processos. Mais uma vez, a utilização de IA para a interpretação de dados traz resultados significativos, pois é possível coletar informações reais de consumo e sugerir o reabastecimento a partir da demanda, indicando com precisão a quantidade de produtos a ser comprada e distribuída, especificando por item e loja.
Jornada do cliente personalizada
É possível transformar a jornada do cliente em uma experiência única e personalizada, justamente porque os recursos de Inteligência Artificial realizam um cruzamento sistematizado de dados, de modo que as empresas obtêm informações precisas sobre o perfil de cada cliente. Assim, tanto as experiências nas lojas físicas quanto no ambiente virtual podem ser planejadas e potencializadas de acordo com as necessidades, demandas e expectativas do consumidor.
Atendimento individualizado
Os assistentes virtuais de atendimento são uma das grandes inovações proporcionadas pela Inteligência Artificial. Os também chamados chatbots desempenham um papel extremamente relevante para o varejo, uma vez que esses robôs virtuais conseguem conversar com os clientes e fornecer um atendimento ágil e otimizado. Com mecanismos que possibilitam respostas a dúvidas, resolução de problemas e automatização de algumas etapas de atendimento, os chatbots também conseguem coletar dados sobre o perfil dos clientes – alimentando, assim, os demais processos que mencionamos.
A credsystem tem a solução ideal para a sua empresa
Com agilidade, tecnologia e inovação para alavancar as vendas, a credsystem é reconhecida como a empresa que entrega as melhores soluções financeiras para os varejistas e seus clientes.
Oferecendo expertise diferenciada e serviços exclusivos, nossos produtos de crédito têm processos de contratação simplificados e entregam soluções acessíveis e eficazes para o consumidor.
Com os recursos que a tecnologia de ponta oferece, a credsystem transforma a sua relação com o consumidor.
Por meio de aplicativos e portais, notificações de PUSH, SMS e SMS interativo, disparo de e-mails, fatura digital e muitas outras funcionalidades, dispomos de Canais de Relacionamento exclusivos para você manter a interação com seus clientes e oferecer promoções personalizadas. O atendimento virtual da Cleo, nossa inteligência artificial, pode ser feito direto no Whatsapp, no aplicativo, no site e no Facebook.
E, para entregar a mensagem certa para cada perfil, a credsystem tem uma área especializada em Advanced Analytics, que utiliza Machine Learning e Inteligência Artificial para encontrar oportunidades e gerar insights para o seu negócio. Além disso, firmamos as melhores parcerias do mercado, tanto em consultoria e provedor de dados externos como em ferramentas estatísticas (SAS, R, Python).
A melhor experiência digital você também encontra aqui! Com aplicativos sob medida, seus clientes têm o controle dos cartões de crédito na palma da mão e podem acessar o limite, as faturas ou carnês; bem como realizar pagamentos e gerar cartões digitais para utilizar no ambiente online. Além disso, todas as dúvidas podem ser resolvidas pelo atendimento da Cleo, a assistente virtual da credsystem, que está disponível em nosso aplicativo, no Whatsapp, no site e no Facebook!
E tem mais: na loja física os processos também são otimizados e prezam a confiabilidade. Disponibilizando um cadastro ágil e descomplicado, você solicita o cartão do seu cliente pelo celular, a análise é realizada automaticamente e a aprovação é imediata!
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Produzido por Lab Persona Estadão
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