Há mais de 20 anos a credsystem atua lado a lado com quem faz o varejo acontecer e com isso nos tornamos especialistas no seu negócio. E você pode contar com o nosso conhecimento.
Soluções financeiras simples e inovadoras para aumentar as vendas.
Conheça nossas soluçõesCom grande relevância na economia brasileira, o setor calçadista já reagiu este ano ao impacto provocado pela pandemia do coronavírus. Com isso, deve fechar 2021 com resultados positivos, tanto na produção quanto na exportação. Dessa forma, as expectativas de crescimento para 2022 seguem elevadas.
Esse otimismo é referendado por números. Só para se ter uma ideia, o Brasil é considerado o quarto maior produtor de calçados do mundo, com números que superam os 900 milhões de pares anualmente.
Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), porém, registraram queda de 18,4% em 2020, com 764 milhões de pares, reflexo do início da pandemia. No período, as exportações caíram 18,6%, número baixo que não era registrado há quase 40 anos.
Em 2021, o cenário mudou, graças ao aumento crescente no número de vacinados, à flexibilização das medidas preventivas e ao retorno da normalidade nas atividades com os cuidados necessários. Dessa forma, a produção do setor calçadista deve fechar o ano com um crescimento de 12%. Já nas exportações, a alta esperada é de 13%, segundo expectativas da Abicalçados.
Qual a expectativa para 2022?
Mas com um cenário ainda incerto, o que esperar para 2022? Entre os elementos a se considerar, estão: a economia atualmente instável, o próprio coronavírus, assim como possíveis perturbações provocadas por um período eleitoral.
Mesmo com esse contexto, o setor calçadista deve seguir apresentando números positivos. Em evento online para análise de cenários, a Abicalçados destacou que a expectativa é de crescimento médio de 2,6% para o próximo ano. Com isso, 879 milhões de pares de calçados devem ser produzidos.
O número ainda é abaixo dos 936 milhões de pares de calçados produzidos em 2019. Entretanto, a alta prevista para o setor calçadista deve ser maior do que a expansão esperada para a economia brasileira. Relatório Focus divulgado em novembro traz como projeção uma expansão de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) para 2022.
Claro que esses números mudam constantemente. Com isso, a estimativa do PIB pode tanto subir quanto descer. Mesmo assim, os números para o setor calçadista seguem animadores.
Como preparar-se para o próximo ano?
Com a produção do setor calçadista em alta, os varejistas encontram um cenário animador, mas também com alguns desafios. Afinal, é preciso estar preparado para atrair e atender os consumidores, principalmente nesse momento de incertezas da economia.
Para o varejo, aliás, a retomada está em um momento importante. Desde a Black Friday, teve início a alta temporada para os lojistas, que segue até o Natal.
Após essa fase, quem se preparar corretamente conseguirá manter o ritmo, garantindo boas vendas durante o ano todo. Por isso, separamos três dicas valiosas.
● Planeje estoques antecipadamente
Um dos grandes segredos para o bom desempenho de um varejista é planejar e controlar corretamente o estoque. O setor calçadista, porém, reserva algumas particularidades. Isso por conta da grande quantidade de produtos e também do número significativo de coleções lançadas a cada ano.
Por conta disso, é indicado fazer as aquisições de produtos a cada mês, ao invés de estabelecer períodos maiores. Essa renovação constante facilita na atração dos consumidores, evitando possíveis insatisfações com a falta do produto desejado.
Dentro da proposta da loja, lembre-se também de manter opções variadas. Isso ajuda a reter o consumidor, evitando perder a disputa para a concorrência.
● Pense nas retomadas com as lojas físicas
E por falar em concorrência, outro ponto importante é se preparar adequadamente para essa fase de retomada das lojas físicas. Afinal, a disputa saudável com a concorrência volta a ser “corpo a corpo”, já que em muitos casos os estabelecimentos estão bem próximos.
Durante a pandemia, muitos precisaram correr para adentrar no mundo digital. Agora, com as portas abertas, é necessário se planejar corretamente para atender os consumidores presencialmente, mas sem deixar de lado o e-commerce.
Por isso, avalie corretamente o tamanho da equipe necessária para manter a qualidade desejada tanto na loja física quanto na virtual. Como já mencionamos, o estoque também exige atenção especial.
● Invista em novas tecnologias
A pandemia deixou uma importante lição para as empresas: o quanto a tecnologia se torna cada vez mais relevante para o bom andamento dos negócios. Na fase inicial, com as pessoas em casa, as inovações auxiliaram tanto na manutenção das atividades quanto no contato (virtual) entre as pessoas.
Além da criação de muitas lojas online, a tecnologia também oferece uma grande variedade de ferramentas para facilitar a gestão das lojas que atuam no setor calçadista. Além disso, promovem uma análise mais apurada dos dados, auxiliando na tomada de decisões.
Dessa forma, é muito importante para o varejista seguir acompanhando as inovações e, periodicamente, investindo em novas soluções para melhorar a gestão.
Importância das soluções ligadas a tecnologia
A tecnologia, aliás, a cada dia agrega novas ferramentas que contribuem para a atração e retenção dos clientes. São soluções construídas para promover um crescimento exponencial para os varejistas que aproveitam as oportunidades.
Na credsystem a tecnologia caminha lado a lado na implantação de soluções financeiras que realmente contribuem para aumentar as vendas.
Para o bom desempenho de um cartão private label e co-branded é necessário o investimento em soluções de ponta. Atualmente, por exemplo, basta um cadastro simples em um celular para análise dos dados e aprovação imediata, liberando em poucos minutos a primeira compra com um cartão digital.
A tecnologia também aproxima os consumidores das marcas, por meio de canais exclusivos para a comunicação. Além disso, permite uma análise mais profunda dos dados, facilitando a identificação de diferentes perfis de consumidores. Isso é muito importante para que a promoção ou a oferta certa seja encaminhada para a pessoa correta, aumentando assim as vendas.
Em um segmento tão promissor, mas também concorrido, seguir essas dicas certamente auxiliará na conquista de bons resultados no setor calçadista em 2022. Quer saber mais dicas? Então confira aqui .
Produzido por Lab Persona Estadão
Exclusivo para credsystem
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Gostou deste artigo?
A melhor empresa de soluções financeiras para classes econômicas emergentes.
Saiba maisLeia outros artigos criados por nós.
No mundo hiperconectado em que vivemos, as fronteiras entre o físico e ...
Leia maisO consumidor está mais exigente do que nunca. Com a facilidade de aces ...
Leia maisAs inovações tecnológicas têm desempenhado um papel cada vez mais r ...
Leia mais