Há mais de 20 anos a credsystem atua lado a lado com quem faz o varejo acontecer e com isso nos tornamos especialistas no seu negócio. E você pode contar com o nosso conhecimento.
Soluções financeiras simples e inovadoras para aumentar as vendas.
Conheça nossas soluçõesConhecer as tendências e inovações no varejo brasileiro é um grande diferencial para quem realmente deseja conquistar resultados melhores agora e sempre. Afinal, é preciso estar um passo ou mais à frente da concorrência.
É por isso que o varejo – um dos grandes pilares da economia brasileira – segue se reinventando. Em constante processo de evolução, o setor tem como característica o pioneirismo, sempre com o objetivo de atender cada vez mais e melhor o consumidor.
Dessa forma, os principais players do mercado costumam manter constantemente o radar ligado em busca de novidades que permitam construir soluções criativas e eficientes.
Atualmente, as tendências e inovações no varejo brasileiro convergem para a adoção de ferramentas e técnicas que consigam estreitar cada vez mais o relacionamento dos consumidores com as marcas.
Para isso, promovem a harmonização entre o mundo digital e real, intensificando a experiência do cliente. Em linhas gerais, funciona como uma ponte. O contato constante por meio das redes sociais e a web segue para os estabelecimentos físicos, complementando todo o processo.
Isso, aliás, é basicamente o que conhecemos hoje como varejo 4.0.
Outras tendências e inovações no varejo brasileiro
As tendências e inovações no varejo brasileiro, portanto, seguem o princípio de que não adianta apenas oferecer um bom produto. Independentemente do perfil, anseios e desejos, o consumidor atualmente quer manter um relacionamento com a marca, trocando informações e experiências.
Nesse contexto, a tecnologia vai além das estratégias utilizadas nas redes sociais. A geolocalização, por exemplo. Muito utilizada no mundo digital, também tem ligação com as lojas físicas, facilitando a localização dos produtos desejados em um estabelecimento.
A Internet das Coisas (IoT) também facilita todo esse processo. Com um smartphone ou tablet na mão, por exemplo, é possível verificar como determinado objeto decorativo ou móvel se encaixa no ambiente de uma casa. Ou avaliar detalhes sobre o funcionamento de um eletrodoméstico antes da aquisição.
Essa aproximação entre cliente e empresa abre espaço também para a criação de produtos personalizados, o que oferece benefícios e incentiva o consumo.
É o caso dos cartões que carregam a logomarca de um varejista, como fazemos aqui na credsystem. A ferramenta permite realizar ações e promoções customizadas para os diferentes perfis, agilizando o crédito, aumentando o parcelamento e facilitando e impulsionando as compras. O trabalho com os dados também facilita uma atuação mais diretiva com o cliente, com promoções e ofertas específicas.
Outro exemplo são os produtos que carregam o nome da empresa, como alimentos e itens de higiene e de limpeza, ofertando qualidade com preço mais baixo.
A ausência de fronteiras, porém, não elimina a importância dos players locais. Muito pelo contrário. Por conta desse desejo por aproximação, os consumidores conseguem se identificar com produtos locais, já familiares, que carregam a história de uma cidade ou região.
Seguindo o mesmo caminho da aproximação do cliente com as marcas, outras tendências e inovações no varejo brasileiro se encaixam com perfeição em segmentos específicos.
Por isso, separamos sugestões objetivas para os varejos de calçados, moda, supermercados e utilidades domésticas.
Inovações para o varejo de calçados
O setor calçadista brasileiro voltou a ganhar força, após uma fase de incertezas provocada pela pandemia do coronavírus. Quarta maior do mundo, a produção brasileira já chegou a superar os 900 milhões de pares por ano antes dessa fase.
Em 2020, porém, recuou para 764 milhões. Com a retomada provocada pelo avanço da vacinação e as flexibilizações de algumas medidas, porém, a expectativa é conquistar alta de 12% em 2021. O mesmo ocorreu com as exportações, que representam grande importância para os produtores nacionais.
Com esse novo cenário mundial, o setor calçadista também deve ficar de olho nas tendências e inovações no varejo brasileiro para voltar e até mesmo superar os patamares conquistados antes da pandemia.
Certamente, o foco das ações está interligado com a aproximação do cliente, que deseja mais do que apenas produtos de qualidade. Com foco na experiência, algumas iniciativas certamente contribuem para aproveitar a retomada da produção e, consequentemente, a maior variedade de produtos à disposição.
Por isso, separamos duas tendências que podem ajudar muito quem deseja se destacar no setor.
1 – Mudanças na jornada de consumo
Se antes o comprador conhecia as novidades apenas na loja, agora a história é outra. Nesse mundo de experiências, o consumidor mudou muito os hábitos. E isso não é um fenômeno tão recente. Só foi mesmo amplificado pela pandemia do coronavírus, em que as pessoas precisaram ficar mais em casa.
Com a facilidade de pesquisar qualquer assunto na internet, o consumidor agora chega na loja com muito mais informação, conhecendo as novidades e identificando até mesmo diferenças e detalhes técnicos sobre as marcas.
A jornada de consumo mudou, começando muito antes da real necessidade de um novo calçado e da decisão de compra. Dessa forma, é indicado explorar cada vez mais as redes sociais para dialogar com os consumidores, apresentando posições, diferenciais e tendências.
2 – Digitalização
Também nesse contexto, o e-commerce expandiu seu alcance conquistando uma fatia cada vez maior do mercado. Muitos clientes que antes não cogitavam comprar um calçado sem antes provar, agora já vasculham os sites atrás de novidades e boas oportunidades.
Ainda não aderiu à tendência? Então deve começar agora mesmo. A digitalização da marca é um fator importante para manter e, principalmente, ganhar espaço no mercado.
Aqui, não basta montar uma loja online. É preciso organizar também a divulgação, as entregas e também a comunicação antes, durante e pós-vendas.
Isso, aliás, não rivaliza com o espaço físico. Muito pelo contrário. Amplia as fronteiras e ajuda a atrair o consumidor para as lojas. Lembre-se: no varejo 4.0 a experiência plena é conquistada exatamente com a combinação do digital com o real.
Inovações para o varejo de moda
Assim como o setor calçadista, o varejo de moda também passou por grandes mudanças nos últimos anos. A vitrine de uma loja segue ainda com grande importância para a atração do cliente. Recursos interativos, aliás, encaixam-se bem para a conquista dos olhares para os produtos corretamente expostos.
Entretanto, é preciso lembrar que o consumidor agora chega em frente às vitrines muito mais informado. Novas coleções, tendências e todos os detalhes sobre os produtos são encontrados facilmente na internet. E acredite: as pessoas pesquisam e se atualizam sobre os assuntos preferidos.
Por isso, é importante estar atento às tendências e inovações do varejo brasileiro para identificar bons caminhos para seguir. Entre as recomendações, estão:
1 – Novos canais e modelos de venda
A loja física não é mais o único espaço de venda. Já há algum tempo existem diferentes canais para a finalização do negócio. Muitas vezes, a jornada de consumo começa e termina no mundo digital, por meio do e-commerce.
Engana-se quem acredita que essas são as únicas formas. Aplicativos de mensagens instantâneas como o WhatsApp, por exemplo, também se transformaram em pontos de venda. O mesmo acontece com as redes sociais.
O varejista deste setor deve estar atento também aos novos modelos de venda. Como uma proposta semelhante aos canais segmentados, o live streaming ganhou espaço. Com isso, varejistas seguiram para a frente das câmeras para apresentar seus produtos e finalizar as vendas de forma on-line. Na mesma linha, os influenciadores também se transformaram em peça importante no direcionamento de seguidores para determinadas marcas.
2 – Novidade no modelo de lojas
Todo esse processo de transformação também modificou as lojas físicas. O novo modelo exige espaços proativos, que explorem recursos digitais para transmitir informações relevantes para os clientes.
Com isso, o espaço deixou de ser apenas um ponto de vendas. Interligado com o canal digital, por exemplo, serve como um ponto de experimentação e retirada de produtos. Além disso, promove a ativação de clientes, que retornam para comprar ou finalizam a compra na loja online.
Inovações no setor de supermercados
Um dos segmentos do varejo muito importantes no início da pandemia assim como em nossas vidas, o setor de supermercados segue sempre em constante evolução. Por conta do surgimento de novas tecnologias e também por causa da grande concorrência, esses varejistas precisam ter a inovação como uma de suas bandeiras.
A grande diversificação, a oferta de produtos com a marca da loja e as promoções agora caminham lado a lado com ações que buscam aproximar cada vez mais os clientes dos estabelecimentos reais e, também, virtuais.
Identificar e seguir as tendências e inovações do varejo brasileiro, portanto, pode se tornar um grande diferencial para os empresários do setor que buscam se destacar da concorrência. Separamos aqui duas sugestões.
1 – Papel da tecnologia na logística
A cadeia de distribuição precisa se adequar às mudanças provocadas pela digitalização. Isso porque a queda de fronteiras provocada pela internet exige que os produtos sejam levados para qualquer lugar.
Isso, portanto, exige um aprimoramento no processo de logística. Muitas vezes, é importante identificar parceiros que consigam ajudar nesse processo. Por conta da complexidade, o investimento em tecnologia se faz necessário para simplificar e agilizar o serviço. Até porque é praticamente impossível conseguir trabalhar com a eficiência desejada com a grande variedade de dados disponíveis e analisados atualmente sem o suporte tecnológico.
2 – Foco nos serviços financeiros
Carteiras digitais, pagamentos móveis e links de pagamento são alguns dos novos meios que foram reforçados com a pandemia do coronavírus. Essas ferramentas, portanto, devem ser valorizadas pelos varejistas que desejam se destacar no mercado.
Aliás, o crédito permanece como um importante aliado do empresário para alavancar as vendas, proporcionando um crescimento substancial. Com os consumidores em busca de novas experiências com as marcas, é importante encontrar soluções que promovam essa aproximação, como ocorre com as soluções que nós da credsystem possuímos.
Inovações no setor de Utilidades Domésticas
Com grande destaque no varejo, o setor de Utilidades Domésticas (UD) ficou no radar dos consumidores desde o início da pandemia do coronavírus. Mais em casa, as pessoas começaram a desenvolver novas habilidades e a buscar ferramentas para facilitar as tarefas do dia a dia.
Dessa forma, o segmento também precisou entender rapidamente a importância da aproximação, buscando criar uma identidade com o cliente. Entre as tendências e inovações no varejo brasileiro para o setor, aqui estão duas boas indicações.
1 – Nova cultura organizacional
As empresas de UD que desejam seguir em expansão precisam se adaptar à nova cultura do mercado. Com isso, é importante estar atento às inovações e, principalmente, deixar de lado o medo de experimentar novidades.
Atenção especial para o mercado. O consumidor tem voz. Por isso, é preciso escutá-lo. Essa mudança de comportamento exige ainda testar alternativas e, claro, aprender com os erros. No mundo de experiências, essa postura nunca foi tão necessária.
2 – Implementação de ESG
Por falar em experiências, o setor de Utilidades Domésticas deve ficar atento às questões e buscar constante aprimoramento nos assuntos ambientais, sociais e de governança, também conhecidos como ESG.
Apesar de ser tendência em diferentes setores, poucas empresas possuem atualmente metas realmente claras. Por isso, manter um bom programa de ESG pode se transformar em um diferencial interessante.
Lembre-se também que os consumidores estão cada vez mais atentos aos posicionamentos das marcas, assim como aos seus propósitos e valores. Por isso, criar uma estratégia eficiente com ações reais para as boas práticas com relação às questões ESG certamente fará a diferença.
Inovação no Varejo: como a credsystem pode te auxiliar nessa novidade
Como já mencionamos anteriormente, a tecnologia tem um papel crucial na aproximação e fidelização do consumidor atual. Entretanto, aplicações complexas e sem muita finalidade acabam desempenhando um papel reverso.
Por isso, as soluções precisam ser inovadoras, eficientes e, ao mesmo tempo, simples para aumentar as vendas. Quer um exemplo? Esse é o nosso caso aqui na credsystem.
Muito mais que crédito, disponibilizamos uma ferramenta sem custo para aumentar a fidelização dos consumidores . Além disso, fornecemos dados sobre o comportamento de compra que facilitam entender as necessidades dos clientes, permitindo direcionar ações específicas para os diferentes públicos.
Os varejistas, portanto, contam com muitos benefícios ao se tornarem nossos parceiros, tendo à disposição soluções comprovadamente eficientes para aumentar as vendas e o ticket médio, além da fidelização dos clientes.
Mas como isso realmente funciona? Fácil. O cartão do cliente é solicitado por meio de um celular. A liberação do crédito é imediata, ocorrendo automaticamente. Todo esse processo leva apenas 4 minutos.
Já com a correta autorização do proprietário dos dados é possível identificar diversas características e, com isso, lançar diferentes promoções e ofertas para cada um dos perfis de clientes.
Além disso, os clientes dos parceiros private label têm acesso a um aplicativo personalizado para a gestão do cartão. Já as lojas possuem um espaço dedicado para a divulgação e oferta da ferramenta.
Quer saber mais sobre essa sobre o assunto? Então acesse aqui.
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