Há mais de 20 anos a credsystem atua lado a lado com quem faz o varejo acontecer e com isso nos tornamos especialistas no seu negócio. E você pode contar com o nosso conhecimento.
Soluções financeiras simples e inovadoras para aumentar as vendas.
Conheça nossas soluçõesNão é de hoje que a informação é considerada o principal ativo das empresas. Em razão da grande circulação de dados no mundo digital, utilizar a tecnologia para lidar com esses insumos se torna uma estratégia fundamental para os negócios.
Com a transformação digital e a tecnologia criada pela indústria 4.0, temos em nossas mãos ferramentas capazes de revolucionar o cotidiano das empresas e entregar resultados cada vez melhores.
Nesse contexto, o big data se consolida como um mecanismo essencial para que os varejistas alcancem o máximo aproveitamento de seus recursos.
Quer saber como aplicar o big data ao varejo? Leia o artigo que a credsystem preparou para você e descubra tudo sobre essa ferramenta!
Entende-se como big data um conjunto de metodologias utilizadas para coletar, armazenar, processar e analisar um grande volume de informações oriundas de fontes diversas. Transformando informações brutas em dados valiosos, o big data é um mecanismo capaz de automatizar e otimizar processos variados, proporcionando uma melhora significativa em resultados.
Há uma série de dados disponíveis – tanto na rede como na própria base da empresa – que podem ser examinados a fim de gerar métricas que orientem ações mais eficientes e eficazes. A princípio, é necessário delimitar quais os elementos mais relevantes para os processos de coleta e análise.
Tais informações podem ser obtidas em fontes internas ou externas, e, posteriormente, serão unificadas e padronizadas em um único sistema. A próxima etapa é o tão desejado cruzamento de dados, que transforma informações diversas e pulverizadas em resultados reais, mensuráveis e aplicáveis em ações estratégicas.
Como a ferramenta avançada que é, o big data pode oferecer inúmeras vantagens aos negócios de varejo.
Desde a previsão de demandas, a análise do comportamento dos consumidores, o controle de estoque e a gestão de colaboradores até a criação de campanhas de maneira orientada e a elaboração de estratégias de forma rápida e atualizada, a cultura de dados pode criar processos mais precisos e eficientes, gerando um ambiente de negócios otimizado e orientado a resultados.
Sendo capaz de conduzir de maneira objetiva o plano de ação dos empreendimentos varejistas e tornar mais assertivos os processos de tomada de decisão, a implementação do big data no varejo tornou-se indispensável para a adaptação das empresas à realidade atual – cada vez mais tecnológica e digital.
Conheça, a seguir, alguns dos principais benefícios gerados pela utilização do big data no setor varejista:
A partir do acompanhamento de operações, da observação de padrões e da mensuração e análise de diversas informações dispostas em fontes externas e na base de dados, o big data viabiliza que as empresas conheçam profundamente o comportamento do consumidor e identifiquem tendências e demandas entre seus clientes. Assim, a utilização de dados favorece uma abordagem preditiva, capaz de gerar estratégias de negócios mais precisas e orientadas a resultados.
A coleta de dados de várias frentes de um negócio gera insumos informacionais valiosos para a elaboração de uma gestão mais estratégica. Assim, a compreensão do comportamento do cliente e de suas formas de consumo dá ao lojista a oportunidade de alocar com mais eficiência seus recursos e, a partir disso, ajustar seus processos de maneira mais eficaz e eficiente. Além disso, a utilização do big data proporciona a rápida identificação de falhas operacionais, permitindo que as empresas invistam em soluções assertivas para o melhor aproveitamento do orçamento e correções imediatas.
Uma das grandes vantagens de aplicar o big data ao varejo é a possibilidade de definir KPIs, ou seja, os indicadores de desempenho que apontam os valores quantitativos fundamentais que medem os principais processos internos de uma empresa. O acompanhamento desses KPIs e a posterior análise dos dados resultantes proporciona um melhor gerenciamento de desempenho e a elaboração de estratégias acertadas. Além disso, o acompanhamento de indicadores também é uma ótima forma de conhecer a concorrência e obter insights sobre possíveis melhorias internas.
Como mencionamos, uma das aplicabilidades da coleta de dados é o mapeamento do comportamento dos indivíduos, que permite traçar o perfil dos clientes atuais e dos potenciais, facilitando o desenvolvimento do estudo de persona. O conhecimento do comportamento do consumidor é essencial para que as empresas consigam atender prontamente às demandas do público. Assim, transformando informações diversas e difusas em resultados reais e aplicáveis em ações estratégicas, a utilização do big data permite a elaboração de campanhas orientadas para o perfil de cada consumidor, oferecendo um conteúdo preciso e que dialogue com o público-alvo.
A credsystem é uma empresa orientada pela cultura data driven e, pelo uso de tecnologia e inovação para alavancar as vendas de nossos clientes, é reconhecida no mercado como a empresa que entrega as melhores soluções financeiras para os varejistas.
Oferecendo expertise diferenciada e serviços exclusivos, utilizamos tecnologia de ponta para transformar a sua relação com o consumidor.
Nossa área especializada em Advanced Analytics – um potente recurso de análise de dados que utiliza Machine Learning e Inteligência Artificial para encontrar oportunidades e gerar insights – atua em parceria com o setor de Business Intelligence, proporcionando o conhecimento de dados de múltiplas fontes de forma dinâmica e assertiva, e orientando os negócios de forma estratégica.
Além disso, para segmentar públicos específicos dentro da sua base de clientes, contamos com o apoio da nossa área de CRM e Marketing, que trabalha ativamente para compreender o comportamento de compra do consumidor e orientar todas as ações comerciais e de marketing para a sua marca. E, para completar, firmamos as melhores parcerias do mercado, tanto em consultoria e provedor de dados externos como em ferramentas estatísticas (SAS, R, Python).
A melhor experiência digital você também encontra aqui! Com aplicativos sob medida, seus clientes têm o controle dos cartões de crédito na palma da mão e podem acessar o limite, as faturas ou carnês; bem como realizar pagamentos e gerar cartões digitais para utilizar no ambiente online. Além disso, todas as dúvidas podem ser resolvidas pelo atendimento da Cleo, assistente virtual da credsystem disponível em nosso aplicativo, no WhatsApp, no site e no Facebook!
Se você quer aplicar o big data ao seu negócio e encontrar as melhores soluções para o varejo, conte com a expertise da credsystem. Clique aqui agora mesmo e saiba tudo sobre os nossos serviços!
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